Os beneficiários do auxílio brasileiro devem atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico). Aqueles que falharem nesta importante etapa podem não conseguir assistência em dinheiro. Saiba como revisar a gravação e evite o cancelamento.
Quem recebe o direito pode verificar a situação cadastral através do aplicativo do programa Auxílio Brasil ou também através do CadÚnico e Caixa Tem. O prazo para a atualização do CadÚnico foi prorrogado por mais 30 dias, e inicialmente expirará em 14 de outubro.
Revisão de registro traz o risco de cancelamento
Isso significa que as pessoas que recebem o benefício ainda têm tempo para atualizar as informações. É um passo essencial, pois o Ministério da Cidadania faz um pente fino mensal nos registros de auxílios brasileiros.
O procedimento é através do CadÚnico. Se forem encontradas irregularidades, como a falta de uma atualização, o Ministério da Cidadania poderá decidir cancelar o pagamento.
Mais de oito milhões de famílias se beneficiaram do prazo mais longo para atualização do cadastro. O procedimento pode ser realizado em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para a qual houve alguma mudança no cadastro.
Há também a opção de realizar o procedimento on-line, se você não tiver nenhum dado novo para incluir ou compartilhar. De acordo com o Ministério da Cidadania, é necessário realizar a atualização a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança.
Os beneficiários também podem ser convidados a revisar os dados. Caso isso aconteça, será necessário comparecer à unidade do CRAS ou ao posto de atendimento do CadÚnico determinado por cada município. O cancelamento dos benefícios com o pente fino está previsto para começar em julho do próximo ano.
Pelo menos 263 mil domicílios têm dados desatualizados. Para verificar a situação, basta seguir estes passos:
- – Acesso ao portal CadÚnico (site ou aplicativo);
- – Selecione a opção “Consulta completa”;
- – Verifique a declaração e veja se a gravação está ativa.