Imprevistos acontecem, e no caso dos cartões de crédito, várias coisas podem fazer você precisar de uma segunda via do cartão: perda, roubo, dano, até mesmo a expiração do cartão. Ou seja, é essencial ficar bem informado para saber o que fazer em situações como essa. Quer saber como pedir outro cartão Nubank? Você veio ao lugar certo, neste artigo vou te mostrar passo a passo do processo.
Quando posso pedir por outro cartão Nubank?
O Nubank não cobra nada para efetuar a reemissão do cartão. Quando você pede a segunda via, o banco digital pergunta o motivo e, logo depois, ele bloqueia automaticamente o seu cartão físico. Segundo a instituição financeira, para pedir por outro cartão Nubank, é necessário que você seja titular da conta, tenha um cartão Gold ou Platinum ativo e esteja com a fatura em dia.
Outra exigência é que não ter solicitado um novo cartão Nubank nos últimos 12 meses. Se esse for o seu caso, você pode pedir a segunda via do cartão na central de atendimento do banco.
Durante a espera pela nova versão, você fica livre para usar os cartões virtuais (sim, dá para fazer mais de um) nas compras online. Em relação aos motivos, os clientes do Nubank podem pedir outro roxinho nas seguintes situações:
- Expiração da validade
- Perda do cartão
- Furto/Roubo
- Clonagem
- Danos físicos que impedem o uso do cartão
Cartão roubado, furtado, danificado ou perdido
Se você teve o cartão roubado, perdido ou ele foi danificado, você pode pedir outro cartão Nubank diretamente no aplicativo. Antes, por questões de segurança, ele fará um bloqueio temporário do seu cartão.
Para casos em que você tem o cartão e o celular roubados, eu mostro o que fazer mais adiante.
Cartão de crédito expirado (ou prestes a expirar)
Em regra, não há uma data limite para pedir um novo cartão se o seu cartão está prestes a expirar. Dito isso, como os bancos têm todos as suas informações, é bem comum que eles próprios mandem um novo cartão de crédito perto da data de validade.
Lembrando que é possível usar o cartão até o último dia do mês de vencimento. Por exemplo, se o cartão vence em julho, ele é válido até o dia 31 de julho. Após essa data, o cartão físico deixa de ser aceito. Portanto, por precaução, é aconselhável pedir pela segunda via do cartão algumas semanas antes da data de validade para não correr o risco de ficar apenas com um cartão físico inutilizável.
Entre 25 a 60 dias antes da validade, o Nubank manda uma mensagem perguntando pelo seu endereço (se continua o mesmo ou não) e, com ele atualizado, você pode aproveitar e pedir pela nova via no aplicativo.
Dá para pedir cartão adicional Nubank?
O Nubank permite que você peça um cartão adicional gratuito. Para pedir, veja as seguintes instruções:
- Abra o aplicativo do Nubank
- Clique em “Meus Cartões”, que fica bem na tela inicial
- Em seguida, selecione “Pedir cartão adicional”
- Preencha as informações sobre quem receberá o cartão adicional, como CPF e qual é o seu relacionamento com ela
- Se quiser, você já pode definir um limite de gastos para o cartão extra
Feito todo esse processo, resta aguardar a entrega do cartão, que você pode rastrear pelo aplicativo. A média de demora é de até 25 dias úteis, dependendo da cidade. A pessoa que vai usar o cartão deve ativá-lo quando ele for entregue.
Importante! Apenas clientes do Nubank podem pedir um cartão de crédito adicional. O titular pode pedir o cartão extra para o cônjuge, o pai, a mãe, irmã, aquele amigo próximo e até mesmo para o filho menor de idade (desde que ele tenha mais de 12 anos e um CPF).
Como gerar um cartão virtual Nubank?
Além do cartão adicional, você também pode criar um cartão virtual Nubank. Lembrando que esse tipo de cartão é recomendado para usar em compras online por questões de segurança.
Dessa forma, os números do seu cartão físico ficam protegidos em caso de vazamento de dados na internet. O processo é rápido e simples, confira as instruções abaixo:
- Abra o aplicativo Nubank no seu celular
- No menu principal, selecione a aba “Meus Cartões”
- Em seguida, aperte em “Criar cartão virtual”
- Leia as informações na tela e clique em “Criar cartão virtual”
- Adicione o nome do seu cartão de crédito virtual
- Digite sua senha de 4 dígitos e pronto! Você criou seu cartão virtual e já pode usá-lo!
O Nubank permite que o usuário crie mais de um cartão virtual, e o cliente ainda pode nomear o cartão virtual conforme for o objetivo de uso (Ex: assinaturas, delivery, compras online).
Os cartões virtuais criados são múltiplos. Isso quer dizer que eles funcionam tanto no crédito quanto no débito. Além disso, o cartão virtual tem o mesmo limite do cartão físico.
Outra opção é o cartão virtual temporário. Ele é ideal para as compras pontuais online, como, por exemplo, compras em sites pouco conhecidos. Gerando esse cartão, ele ficará ativo por 24h, e em seguida, expirará automaticamente. Você pode excluí-lo logo após a compra, se preferir.
Embora o Nubank permita que o usuário crie mais de um cartão virtual, há um limite de 30 cartões virtuais que podem ser criados por mês. Ou seja, criar um cartão virtual temporário consome parte desse limite. Entretanto, essa cota renova mensalmente.
Como pedir outro cartão Nubank pelo aplicativo: passo a passo
Como eu disse, o processo para pedir outro cartão Nubank é fácil, rápido e pode ser feito todo pelo aplicativo. Confira o passo a passo para pedir a segunda via do roxinho:
- Abra o aplicativo e clique na aba “Meus Cartões”
- Selecione o seu cartão físico e, em seguida, clique em “Configurar”
- Em vermelho, estará a opção “Cartão Perdido ou Danificado”
- Clicando nesta opção, o Nubank entende que você deseja a segunda via e ele vai perguntar o motivo da solicitação
- Depois, é só seguir as instruções e concluir o processo
Meu celular também foi roubado, o que fazer?
Se, além do seu cartão, o seu celular também foi roubado (ou furtado), você precisa registrar o roubo/furto na plataforma Me Roubaram. Neste link, você pode deslogar a conta do aparelho e bloquear o cartão. Veja as instruções de como prosseguir:
- Acesse esse link
- Digite o seu CPF e a senha de acesso ao app (se você esqueceu a senha, pode clicar em “Esqueci minha senha” e criar uma nova). Você precisará ter acesso ao e-mail cadastrado no banco
- Com o login feito, informe o que aconteceu. Você pode registrar roubo de celular, de cartão ou de ambos
- Logo em seguida, você pode bloquear o cartão e desconectar a conta do aparelho roubado
- Ao final do processo, a equipe do Nubank será informada e tomará as medidas cabíveis para te proteger
O processo é rápido, mas uma ressalva. Em casos como esse, é altamente recomendado que você também abra um boletim de ocorrência para informar a polícia sobre o que aconteceu. Além disso, mesmo com a plataforma Me Roubaram, você precisará falar com o time de atendimento do Nubank por e-mail ou telefone para informá-los sobre a situação.
Como pedir a segunda via do Nubank Ultravioleta?
O Ultravioleta é o cartão mais exclusivo do Nubank e, ao contrário do Gold, você não pode solicitá-lo pelo aplicativo. Se você foi furtado, roubado ou simplesmente perdeu o cartão Ultravioleta e não consegue encontrar de jeito nenhum, a primeira coisa a fazer é bloquear o cartão. Isso porque o banco só envia um novo cartão se o atual for cancelado, e esse processo é irreversível.
Para pedir um novo Ultravioleta, você terá que entrar em contato com os canais de atendimento do Nubank: chat, telefone ou e-mail. Dependendo do seu endereço, a previsão de entrega do novo cartão é de 10 a 20 dias úteis.
Lembrando que, mesmo sem o cartão físico, você pode usar o seu cartão virtual normalmente — tanto para compras online quanto para compras físicas. Além disso, neste último caso, dá para você cadastrar o cartão virtual numa carteira digital e fazer compras em lojas físicas caso o seu celular possua a tecnologia NFC.
Como entrar em contato com o Nubank?
- Chat no aplicativo
- E-mail: [email protected]
- Telefone: 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 591 2117 (demais localidades)
Como rastrear o seu novo cartão Nubank?
Pediu o cartão? Você pode acompanhar a entrega do seu roxinho diretamente pelo aplicativo até ele chegar na sua casa.
Transportadora
- Na tela inicial do aplicativo, na parte de “Cartão a caminho”, toque na linha do tempo da entrega
- Clicando em “Ver detalhes”, você consegue acompanhar o envio
- Quando aparecer a mensagem “Cartão com o entregador, haverá uma tentativa de entrega nos próximos dias”, significa que o entregador irá ao local no mesmo dia (ou no outro)
Correios
Quando o roxinho vai para os Correios, a empresa disponibiliza o código de rastreio da entrega. Sendo assim, para acompanhar, é só tocar em “Ver detalhes” para acessar o site deles. Inclusive, você já pode copiar e colar o código diretamente no site.
A entrega acontece durante horário comercial, ou seja, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
O que fazer com o cartão antigo?
Após a solicitação da segunda via, o seu cartão atual é bloqueado e não pode mais ser utilizado. Por isso, é importante você atualizar as informações de pagamento em serviços online ou assinaturas para não ficar com pendências. Uma alternativa é utilizar os cartões virtuais da Nubank até o novo cartão físico chegar.
Agora, em relação ao descarte, há aqueles que guardam todos os cartões antigos, para colecionar. Assim como algumas pessoas simplesmente jogam os cartões fora. Se você não quer saber mais do cartão antigo e deseja descartá-lo, o meu conselho é que você corte esse cartão em pedaços, principalmente a parte do chip, porque ele contém as informações do seu cartão.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!