A parlamentar Sâmia Bomfim (PSOL-SP) afirmou que, se o Congresso Nacional aprovar o projeto que concede anistia aos condenados pelo ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023, ela pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão.
“Pode ser que passe [aprovado no Congresso], mas caso passe a gente vai judicializar e vai derrubar. Ele não é a solução para o Bolsonaro. Ele vai ser preso” disse a parlamentar em entrevista à CNN Brasil, na última sexta-feira (14).
A deputada do PSOL estava em diálogo com a apresentadora Basília Rodrigues, questionando as afirmações da também deputada federal, Júlia Zanatta (PL-SC). Zanatta acredita que a oposição possui votos suficientes para aprovar o projeto, garantindo a liberdade de centenas de brasileiros que foram presos ou condenados.
Sâmia sugeriu que o objetivo do projeto não é libertar os indivíduos que foram detidos por sua presença em Brasília no dia em que os edifícios públicos sofreram vandalismo.
– Ninguém acredita nessa história [de defender os cidadãos condenados] nenhuma criança de 5 anos acredita que a preocupação do projeto de anistia é com as pessoas que estava ali. (…) Querem anistia para Bolsonaro antes mesmo dele ser condenado, você sabe que ele vai ser [condenado].
Assista: