A única atividade e o conceito ESG estão intimamente ligados de uma moeda. Afinal, o seguro é um instrumento de proteção capaz de minimizar os riscos a que todos expostos, pessoas físicas e jurídicas, e assim contribuir para a formação de economia que resulta em investimentos em diversas esferas e retorna à sociedade como preservação do meio ambiente, na responsabilidade social.
O seguro garante a sustentabilidade do progresso e do desenvolvimento em bases sólidas, com atuação direta para a preservação da saúde da economia global, buscando assegurar ou construir e o bem mais valioso de que dispomos: a vida.
É nesse sentido e apoiado no tripé ESG que a indústria de seguros, em todo o mundo, oferecendo produtos e serviços cada vez mais inovadores e capaz de minimizar riscos e imprevistos. Longos de garantir uma solvência de todas as atividades econômicas e humanas, e nos mais diferentes de capacidade social, com crescimento econômico.
O impacto do seguro tem sido essencial para a construção de um mundo mais sustentável, abrigando os sonhos e anseios de diferentes povos e culturas. Um dos exemplos mais citados tem sido o ex-primeiro ministro britânico, Winston Churchill (1874-1965), que, ao escrever a escrita da Inglaterra, foi arrasado pela II Guerra Mundial, disse: “Se me fosse possível,ia a palavra no umbral de cada porta, na frente de cada homem, tão seguro, estou de que o seguro pode, mediante um desembolso módico como livraria de catástrofes irreparáveis”.
É nessa garantia permanente que o seguro opera, preservando a qualidade da vida e as condições ambientais. Trata-se de uma mensagem de legado e proteção dos mais ativos e de continuidade do ciclo de desenvolvimento necessário para as próximas gerações. Conforme não pode ser um tema corriqueiro no setor segurador.
Pois nós, profissionais do mercado de seguros, temos que tornar a experiência de planejar o futuro algo que faça parte do dia a dia da população. Com todos os aprendizados, ou que então era uma atividade dentro da área financeira da empresa, passa a ser uma importante atividade de governança, inovação e sustentabilidade.
Mais do que nunca precisam de novas e oportunidades. Novas coberturas surgirão, formas novas de contratar e se relacionar, novos e novas parcerias abrem espaço para projetar e implementar produtos e impactos positivos nas pessoas, nas empresas e na sociedade. E é aí que inovação, sustentabilidade e mercado segurador se conectam.
Por Rodrigo Protasio, CEO da Gallagher Brasil
Danthi