Uma modalidade que permite ao consumidor contratar um seguro na hora de comprar outro produto. Aprovado como “a bola da vez” no mercado seguro brasileiro, o Embedded Insurance foi um dos temas debatidos durante o CQCS Insurtech & Inovação, que terminou nesta quarta-feira (26.10).
Weliton Costa, (foto) Diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da EbaoTech; Camila Calais, sócia do Mattos Filho; e Suellen Ferri, Gerente de Digital e Growth da BMG Seguros foram os especialistas convidados para debater o painel “O que esperar do Embedded Insurance”.
Fazendo uma análise macro do setor, dissemos que algumas estimativas do setor incluem um potencial global de prêmio estimado em cerca de US$ 3 trilhões em 2030.
“Tivemos um acelerador desse processo. A pandemia trouxe a necessidade de digitalização no nosso dia a dia e mudou o hábito de consumo das pessoas, que migraram compras online. Neste canal de distribuição, o seguro se fez parte integrada das compras digitais”, justificou.
Segundo ele, essa tendência é mundial e está crescendo também no Brasil, principalmente porque a maioria dos produtos de linhas de consumo para o segmento PME podem se tornar incorporados.
Entre as oportunidades que esse segmento oferece está o grande potencial de e a menor concorrência de commodities, pela necessidade de desenvolver sob medida para atender as necessidades de crescimento da oferta, quanto aos produtos configurados para tanto. Já entre os desafios, Weliton destacou a complexidade de alguns produtos e processos; a estrutura regulatória, que ainda é conservadora; a cultura de aversão ao risco e tecnologia desatualizada.
“Para ter sucesso é preciso ajustar o volume, o modelo de velocidade e o negócio. Sem um desses itens, o processo fica comprometido com a chance de sucesso cair bastante”, alertou.
Os produtos projetados para uma operação que seria o cliente, mas já existiam. Então, o eBaoTech manteve a recepção dessa produção para o arquivo, modificação posterior para o online, usando APIs, seguindo o roadmap e o plano do cliente.
“Esse modelo de operação, com um milhão de anos planejados em ordem de operação, com um 114 milhões de meses de operação, com um prêmio de R$ 6 milhões. No produto garantia no arquivo, primeira integração foi feita por momento; no prestamista todo o processo de emissão é online via API”, concluiu.
Agência Pauta Vip