Imagem: Reprodução/Google
Além disso, esses chás também podem ser bons para tonificar o músculo uterino, pois aumentam a circulação sanguínea in situ, podendo ser um bom complemento para as mulheres que tentam engravidar, na preparação do útero para receber o feto.
Apesar de serem naturais, esses chás devem ser sempre utilizados sob a orientação de um obstetra ou fitoterapeuta e devem ser evitados durante a gravidez, já que alguns deles podem estimular o aparecimento de cólicas, que acabam prejudicando uma gravidez já existente.
1. Chá de gengibre
O gengibre é uma excelente desintoxicação de todo o organismo, portanto, também pode atuar no útero, reduzindo possíveis inflamações que possam estar presentes e melhorando a circulação sanguínea no local.
Assim, este chá pode ser uma boa opção para mulheres que sofrem de dor menstrual muito severa ou que têm pequenos focos de endometriose, por exemplo.
Ingredientes
- Raiz de gengibre de 1 a 2 cm.
Modo de preparo
Ferva os ingredientes em uma panela por 10 minutos. Em seguida, sto, deixe esfriar e beba 2 a 3 vezes ao dia.
2. Chá de folhas de Damiana
Damiana é uma planta que tem sido usada há séculos para aumentar a libido, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea na área íntima de uma mulher. Assim, esta planta pode ser uma excelente solução para fortalecer o útero.
Ingredientes
- 2 a 4 gramas de folhas secas de Damiana
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicione os ingredientes e deixe repousar durante 5 a 10 minutos. Então peque, deixe amar e beber até 3 vezes ao dia.
3. Chá de folhas de framboesa
O chá de bagas é um remédio caseiro bem conhecido para facilitar o trabalho de parto, mas também pode ser usado após a gravidez para remover pedaços do endométrio e outros tecidos que ainda não foram completamente eliminados, bem como facilitar o retorno do útero ao seu tamanho normal.
As bagas funcionam aumentando o tom do útero e estimulando sua contratilidade, o que acaba expulsando os pedaços do endométrio que estão dentro dele.
Ingredientes
- 1 a 2 colheres de chá de folhas de framboesa picadas;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicione os ingredientes, cubra e deixe por até 10 minutos. Finalmente, cante, diga adeus ao amor e beba de 1 a 3 xícaras de chá por dia.
Embora seja um método cientificamente comprovado, e existem alguns estudos que indicam que as bagas não afetam o início da gravidez, as mulheres grávidas devem evitar consumi-lo, pelo menos sem a orientação de um obstetra ou fitoterapeuta.