Imagem: Reprodução/Google
Se você tem um insulfilm instalado em seu carro, você deve estar ciente da mudança na legislação imposta pelo Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com a Resolução nº 960/2022, as regras sobre o uso de filme em vidro de veículo foram alteradas para garantir a segurança dos motoristas.
Se você é dono do equipamento, conheça todas as mudanças que a agência fez e veja o que precisa ser feito para ficar dentro da lei.
Quais são as mudanças na legislação?
O objetivo desta mudança é garantir a segurança dos motoristas, e para isso, o CONTRAN decidiu prestar atenção especial à visão relacionada ao insulfilm, o filme que cobre as janelas dos carros.
Para isso, os condutores que tiverem problemas com o filme, como bolhas de ar ou que estejam dentro de limites não especificados por lei, serão multados em relação à sua visão.
O padrão é para áreas de vidro indispensáveis para a dirigibilidade, que é considerada pela legislação como para-brisa e janelas laterais dianteiras. Essas áreas devem ser livres de bolhas, pois afetam a visão do motorista.
Bolhas no vidro traseiro ou janelas laterais traseiras não gerarão gramas. As janelas laterais dianteiras fazem isso, pois são necessárias para que o motorista veja claramente o retrovisor.
Além das bolhas, é necessário estar atento aos indicadores de brilho. Até lá, a lei estabelece que os óculos coloridos devem ter um brilho mínimo de 70%, enquanto os óculos incolores podem ter um brilho de pelo menos 75%.
Agora, com a Resolução CONTRAN nº 960/2022, houve uma padronização de valores, que passa a ser de 70% para todos os casos. É necessário que o próprio filme tenha impresso o grau de sua visão.
Se você for pego e a polícia suspeitar que você está fora dos limites especificados, um dispositivo chamado MTL – um medidor de permeabilidade luminosa, que verifica os valores da porcentagem de permeabilidade de luz, ou seja, a quantidade de luz que passa por uma substância, como óculos, filmes, filmes e outros, pode ser usada.
Sobre a multa, o valor exato é de R$195,23 e o motorista leva cinco pontos na CNH, por ser uma infração de natureza grave. Nos pontos, não é possível transferir para outra pessoa, pois é uma violação que está presente nos prontuários do carro.
Insulfilm: Como verificar o problema
A durabilidade dos filmes de carros varia de acordo com a qualidade do material e, principalmente, a forma de aplicação. Muitas pessoas compram equipamentos online e aplicam por conta própria, o que pode levar a problemas.
O ideal é sempre recorrer aos profissionais, mas se o seu filme já foi aplicado, é importante saber se com algum problema ele pode gerar uma multa.
Mudança de cor: quando é possível verificar visualmente que o filme muda de cor, este é um sinal de que ele perde sua eficácia e que deve ser substituído;
Bolhas e desprendimentos: esta é a principal razão que pode levar à multa, porque são muito visíveis. Se este for o caso, substitua o filme imediatamente