Imagem: Reprodução/Google
Antes de explicar como esse recurso funciona, é importante estar familiarizado com a forma como o IPVA calcula. Esse processo é simples e depende apenas de dois fatores: o valor venoso do carro de acordo com a programação da FIPE e a taxa cobrada pelo Estado.
Neste caso, basta multiplicar um pelo outro e dividi-lo por 100. Com esta fórmula, você pode obter um vértice da quantidade de IPVA para o ano seguinte. A boa notícia é que algumas pessoas poderão pagar apenas metade dos elogios. Confira abaixo!
Quais motoristas pagarão 50% do IPVA?
Em geral, os cidadãos que comprarem ou andarem com um carro elétrico ou híbrido na cidade de São Paulo receberão um desconto de 50% sobre o valor do IPVA. A proposta, que estava sendo elaborada na Câmara Municipal, foi aprovada pelo atual prefeito da capital, Ricardo Nunes.
Ressalte-se que, anteriormente, a dedução tributária era aplicada apenas a carros e veículos que custavam até R$ 150 mil. Na prática, isso tem beneficiado alguns proprietários, uma vez que o valor desses ativos costuma ser maior do que essa faixa predeterminada.
IPVA ficará mais caro em 2023
Os motoristas brasileiros podem arrumar os bolsos. O IPVA 2023 ficará mais caro. Por outro lado, o aumento será menor em relação a 2022, que registrou um aumento médio de 22%. A razão para o aumento frenético é devido à sobrevalorização dos veículos.
Em relação ao cronograma de pagamento, bem como o que contém valores venosos, cada estado deve divulgar informações até o final do ano. A dica é ficar de olho no planejamento de pagamentos, pois muitos lugares oferecem descontos e opções de parcelamento para quem não fica para trás.