Imagem: Reprodução/Google
Muitos proprietários de carros e motocicletas já têm medo de cobrar o IPVA (IPVA) em 2023. Isso porque, somente neste ano, dado o alto valor dos veículos em 2021, o imposto ficou 22% mais caro. Para o próximo ano, espera-se que haja também maior, porém, menor em relação ao ano anterior.
“Em 2022, os veículos geralmente subiram menos do que em 2021. Em breve, o IPVA também aumentará um pouco menos. No entanto, isso não significa que o imposto não pesará no bolso. Podemos esperar este ano que o IPVA tenha um aumento médio de cerca de 10%, o que é muito pesado para a situação atual de alto endividamento das famílias”, disse Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.
Conta IPVA
O IPVA é calculado com base na tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Em um comunicado, são levados em conta os valores venosos praticados em setembro do ano anterior, ou seja, no próximo ano será cobrado um imposto de acordo com as alíquotas de setembro de 2022.
Em relação aos preços, depende da classe do carro. Em São Paulo, por exemplo, varia de 1% a 4% do valor venoso, veja:
- Ônibus e micro-ônibus? – 2,0%
- Caminhões com cabine única (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%
- Motocicletas, scooters, motocicletas, triciclos, quadriciclos – 2,0%
- Outros veículos, incluindo automóveis de passageiros “flexíveis” – 4,0%
- Veículos destinados a locação financeira, detidos por empresas de aluguer – 1,0%
Pagamento IPVA
Segundo o especialista, as condições de pagamento do IPVA podem ser alteradas devido à arrecadação dos estados.
“Acredita-se que as secretarias do governo, que perderam muita receita com a redução do ICMS com a redução do combustível, devem voltar ao padrão de arrecadação. Eventuais descontos que variam de 3% a 6% para pagamentos à vista e parcelamentos sem desconto em até 3 vezes.”
No entanto, também existem empresas certificadas pelo Detran-SP que oferecem parcelas de até 18 vezes em um cartão de crédito, como a Zapay. “Este ano, a Zapay, que atende a demanda de seus clientes, criou uma forma de pagamento onde os motoristas poderão aproveitar o 13º pré-pagamento de parte do IPVA (mesmo parcelado sem juros), deixando o restante para parcelas a partir de janeiro”, explicou a empresa.
Em relação ao pagamento do imposto, este pode ser feito em agências bancárias ou nas aplicações de bancos parceiros. PARA ISSO, É PRECISO TER COM RENAVAM EM MÃOS.
Isenção do IPVA em 2023
Os cidadãos que possuem um carro sabem que são obrigados anualmente a pagar o IPVA, no entanto, em alguns casos, é possível parar a taxa. Por isso, confira a lista de veículos que receberão isenção do IPVA em 2023.
Entre os fatores que isentam o IPVA, está o ano em que o carro foi fabricado. De acordo com informações, eles estão isentos de pagar o imposto sobre carros fabricados há 10-30 anos. No entanto, é importante ressaltar que as condições são estipuladas de acordo com cada Detran.
Ver isenção IPVA de acordo com o ano de fabrico do veículo:
- Veículos com 10 anos ou mais: isenção nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- 15 anos ou mais: isenção nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
- 18 ou mais: isenção no estado de Mato Grosso;
- 20 anos ou mais: isenção nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
- 23 anos ou mais: Alagoas;
Veículos com idade igual ou superior a 30 anos: Santa Catarina.
Vale ressaltar que nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a redução do IPVA é gradual. Ou seja, quanto mais velho o carro, menos impostos ele paga.