Quem vai votar no segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27), e planeja usar o aplicativo e-Título tem até este sábado (26) para baixar o app. Amanhã, a ferramenta não estará disponível para download e também não será possível fazer atualizações.
O e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor. Com foto, cadastrada mediante biometria junto à Justiça Eleitoral, é possível usá-lo nas seções eleitorais para votar. Caso contrário, para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Por meio do aplicativo, também é possível consultar local de votação, emitir certidões — só para quem tem biometria —, justificar ausência no pleito, acessar e emitir guiar para pagamento de multas e autenticar documentos da Justiça Eleitoral, entre outros serviços.
Baixe e atualize app com antecedênciaA Justiça Eleitoral recomenda que eleitores baixem o app e-Título com antecedência para evitar as chamadas filas virtuais, que ocorrem quando muitas pessoas tentam acessar o aplicativo ao mesmo tempo.
“Acessar o aplicativo com antecedência traz outro benefício: permite que as eleitoras e os eleitores possam preencher com calma e atenção os dados que o app solicita. Vale destacar que a versão virtual do título de eleitor não poderá ser emitida no dia da eleição”, lembra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em nota.
Como justificar usando e-Título?Eleitores podem usar app para justificar ausência quando estão fora da cidade onde votam. Brasileiros que estão no exterior também podem recorrer ao aplicativo.
A justificativa pode ser feita no dia da votação, das 8h às 17h, no horário de Brasília, e nesse mesmo período, mas no horário local, para quem estiver fora do Brasil.
Passado o dia da eleição, eleitores têm prazo de 60 dias para justificar. É preciso justificar para cada turno e apresentar documento que comprove motivo da falta ao local de votação.