O governo federal voltou atrás e revogou a medida que aumentaria a fiscalização de transações feitas com cartão de crédito e Pix a partir deste ano. O anúncio foi feito na tarde de hoje (15/01) pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
A alegação é de que a medida estaria sendo “usada de pretexto para desvirtuar” a tramitação de uma Medida Provisória para garantir a não cobrança de taxas sobre o Pix, além de estar sendo alvo de fake news e de tentativas de golpes.
A instrução normativa da Receita Federal previa que instituições de pagamento e operadoras de cartões emitissem relatórios para gastos mensais acima de R$ 5 mil para pessoa física e R$ 15 mil para pessoa jurídica.
Os dados seriam enviados semestralmente para a Receita, a fim de formar uma base de dados e identificar possíveis irregularidades, sem nenhuma sanção ou multa aplicadas sobre o volume desses fastos.
Vale destacar que os bancos tradicionais já são obrigados a relatar essas transações à Receita há cerca de 20 anos. A medida pretendia ampliar o acompanhamento sobre transações no Pix e também incluir instituições que antes não eram obrigadas a fazer os relatórios.
*Com informações do portal G1.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!