Imagem: Reprodução/Google
Uma maneira de aliviar a tosse do bebê é deixá-lo de pé no colo ou sentado, para que ele tenha uma cabeça mais alta, pois essa posição ajuda o bebê a respirar melhor. Outra forma de reduzir a tosse é introduzir pequenas quantidades de água, para reduzir a irritação da garganta.
No entanto, se a criança tiver febre, dificuldade para respirar ou tosse acompanhada de vômito, é importante levar a criança ao pediatra, que realizará uma avaliação abrangente e poderá recomendar o uso de determinados medicamentos, como antibióticos e medicamentos antialérgicos.
A tosse é um sintoma muito comum em crianças e ocorre como um mecanismo de defesa para o corpo tentar expulsar algum alimento ou secreção. Além disso, a tosse em uma criança pode ocorrer em casos de frio, bronquite, asma ou inflamação enxágue, por exemplo.
Medidas caseiras para a tosse de uma criança
Algumas medidas caseiras que podem ajudar a aliviar a tosse de uma criança são:
Ofereça pequenas quantidades de água ao longo do dia, se o bebê tiver mais de 6 meses, amamentar sob demanda ou dar fórmula ao bebê à temperatura ambiente, para reduzir a irritação na garganta. os fluidos devem ser oferecidos apenas no controle da tosse, para evitar sufocamento;
Lave o nariz do bebê com solução salina quando o nariz também estiver entupido, pois isso ajuda a limpar o nariz, aliviar a tosse. Veja como lavar o nariz.
Pulverizar com soro fisiológico, com nebulização, limpar e hidratar as vias aéreas, reduzir a irritação e evitar a tosse.
Dar um banho quente na criança com a porta do banheiro fechada, para produzir vapor no ambiente, o que ajuda a hidratar as vias aéreas;
Use um umidificador, no caso de você sentir que o ar da casa é mais seco;
Coloque um travesseiro ou toalhas dobradas sob o colchão para levantar ligeiramente a cabeça da cama porque as vias aéreas estão livres e o refluxo diminui, o que reduz a tosse da criança.
No caso de uma criança com mais de 2 anos, é possível dar 1 colher de chá, ou 2,5 ml de mel, antes de dormir, já que o mel ajuda a hidratar a garganta e aliviar a tosse, juntamente com a presença de propriedades antimicrobianas, antivirais e anti-inflamatórias.
Tratamentos de Farmácia
O uso de medicamentos por um pediatra é indicado quando a tosse é causada por condições mais complexas, como inflamação de enxaguante, pneumonia ou asma. Assim, o pediatra pode prescrever alguns tratamentos farmacêuticos, como antialérgicos, antibióticos, descongestionantes ou expectantes, pois o tempo de uso e dosagem da droga variam de acordo com a idade, estado geral de saúde da criança e a causa da tosse.
Quando levar a criança ao pediatra
Tomar uma criança é indicado ao pediatra especialmente se ele tiver menos de 6 meses de idade, tiver alguma doença cardíaca ou pulmonar e/ou tiver alguns dos seguintes sintomas:
- Tosse por mais de 5 dias.
- Se a tosse estiver especialmente seca durante a noite.
- febre de 38 ° C ou mais;
- O bebê respira mais rápido que o normal.
- Pode-se observar dificuldade para respirar, pele azulada e lábios.
- Barulho ou chiado ao respirar.
- Muita escória ou escarro no sangue.
É importante, em consulta com o pediatra, que os pais ou responsáveis informem sobre todos os sintomas, quando começaram e tudo o que foi feito para tentar aliviar a tosse da criança.
As principais causas da tosse em uma criança
Tossir em uma criança é geralmente um mecanismo de defesa do corpo para eliminar a descarga em casos de pequenos problemas respiratórios, como gripe ou resfriado, que são caracterizados pela presença de muco transparente ou escarro, nariz abafado e dificuldade para respirar.
Além disso, a tosse em uma criança pode ser causada por fortes odores como fumaça de cigarro, tinta fresca, pesticidas, asma, refluxo ou infecção como laringite, rinite, bronquiolite, pneumonia ou coqueluche. Além da infecção, outra causa de tosse em crianças é o sufocamento que pode ocorrer devido à presença de um objeto ou alimento na garganta da criança.