No ano em que comemora 55 anos de atividades no Brasil na liderança da saúde suplementar, detendo 38% do mercado e presente em 90% das cidades do país, o Sistema Unimed no ar uma campanha nacional para anunciar seu reposicionamento de marca. A ação, desenvolvida em parceria com uma das mais conceituadas consultorias na área, a Thymus, visa reforçar os principais atributos da marca Unimed.
“Um planejamento estratégico integrado para todo o sistema, o movimento Evolução a uma linguagem utilizada e uma identidade nova, integradas para nossa cultura e atualização da marca. O principal objetivo é aumentar a visão sistêmica e humana para a disseminação de um conhecimento que permita a complexidade do sistema de saúde mais simples e acessível às pessoas”, Rubens Carlos de Oliveira Júnior, diretor de Mercado da Unimed do Brasil.
Com sua presença marcada em todo o território nacional como um sistema cooperativista, a Unimed respeita a singularidade, ao mesmo tempo que valoriza sua representatividade nacional por meio de uma rede composta por 341 cooperativas. Sua criação local vínculo com e evidência de caráter social marca, gerando impactos positivos e que vão além da atuação da comunidade na prestação de serviços em saúde.
“Vivemos aqui. Somos parte da comunidade. Conhecemos os desafios da nossa gente e das nossas cidades. Somos vocacionados para o cuidado, nosso maior e mais precioso ativo é o conhecimento sobre saúde e qualidade de vida. Essa é a nossa realidade e nossa motivação. É isso que queremos levar ao mercado e é isso que queremos levar ao mercado”, explica Rubens Carlos de Oliveira Júnior.
Campanha nacional
A nova campanha começou a ser veiculada ontem,18 de outubro, dia do médico. “Para ampliar a compreensão da mudança, criamos uma página com todas as informações e estratégias trabalhadas durante a construção do pilar de marca do movimento Evolução Unimed – Transformação para a Perenidade, que é materializado na Campanha Nacional”, explica o gestor de Marketing da Unimed do Brasil, Marcelo Uchida. O conteúdo pode ser acessado em Link
“Essa estratégia será levada ao mercado por meio do conceito ‘Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed. O ‘Aqui tem Unimed’ já existia como projeto patrimônio da marca e essa nova campanha vai ampliar seu significado, destacando a centralidade nas pessoas, seu vínculo com o lugar e com a qualidade de vida da comunidade local”, diz Tiago Guimarães, diretor de na Thymus, consultoria que apoia o Sistema Unimed na definição e implementação da estratégia.
Segundo Marcelus Viana, estrutura da nova campanha nacional de reposicionamento da marca quanto uma abordagem nacional de reposicionamento tanto na criação na mídia, para que cada Unimed e o Sistema como um todo pode tirar o máximo dos recursos financeiros locais e do diretor nacionalmente, fortalecendo a cultura e a marca Unimed, que são compartilhadas. “São peças para TV, rádio, off-line, digital e OOH que incluem as pessoas, com suas competências e as comunidades onde a cooperativa atua. O trabalho envolve uma nova linguagem, o redesenho do logotipo Unimed, uma campanha completa de comunicação, filmes, spots de rádio, anúncios de jornal, revista e muitas peças on-line”, afirma.
“Nossa marca, que celebra 55 anos no mercado, tem como uma de suas forças essa capilaridade, além da centralidade nas pessoas. Por isso, reforçando e ampliando a estratégia com um mote forte e tão representativo que reforça a presença da Unimed na vida das pessoas além do atendimento assistencial”, conclui Rubens Carlos de Oliveira Júnior.
Estratégias Hill + Knowlton