O período pós-pandemia reforça a necessidade de proteção para as crianças dentro de casa, o dobro de cuidado. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos de crianças e adolescentes de até 15 anos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), vítimas de acidentes domésticos. No mesmo período de 2020, houve um crescimento de cerca de 112%, com mais de 39 mil atendimentos.
A principal causa de acidentes entre as crianças é a queda, tanto de janelas como de escadas. Com isso, a HDI Seguros, uma das principais registradas do país, orienta a implantação de ações simples em casa ou no apartamento:
• instalação de redes de proteção;
• utilização de pequenos experimentos em ambientes internos;
• uso de corrimão nas escadas.
Além desses cuidados, a companhia disponibiliza no seguro residencial a possibilidade de contratação de Inspeção Kids. Com isso, o cliente pode acionar a proteção para realizar uma proteção técnica em sua residência, que oferece mão de obra profissional, orientação e dicas sobre cuidados domésticos para crianças, sem nenhum custo adicional.
O serviço pode ser acionado pela central de atendimento e pode auxiliar em remanejamento de móveis, instalação de protetores nas tomadas, instalação de grades ou redes de segurança, fixação de quadros, prateleiras e persianas, entre outras ações. Além disso, o profissional pode orientar o segurado com dicas de organização, como inclusão de travas no fogão, mudança do local de facas e tesouras ou instalação de corrimão em escadas.
“Esse serviço não engloba o custo do material usado na visita, que é de responsabilidade do cliente. Ao colocar essa despesa na ponta dos lápis, há uma economia, pois, o valor à parte desse serviço equivale praticamente ao valor de um seguro anual, sendo que, além desse serviço, há outras coberturas disponíveis”, explica Paula Tassi, Gerente de Produtos da HDI Seguros.
Também vale ressaltar o fato de que ainda são poucos os apartamentos e casas protegidas em todo o país. “É fundamental que as pessoas tenham consciência de todas as proteções e segurança que o seguro residencial oferece, sendo um importante aliado para a garantia do patrimônio e da integridade dos moradores do lar”, complementa Paula.
ketchum