Trump reafirmou que quer “tomar” a Groenlândia para os EUA. Putin disse que a ameaça é séria e avalia com cautela as movimentações. Entenda
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou preocupação com o crescente uso do Extremo Norte como “trampolim para potenciais conflitos” por parte dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)”. Durante um discurso na cidade de Murmansk, no norte do país, Putin destacou que a Rússia está monitorando atentamente a situação e se preparando para responder de maneira apropriada. Horas antes, o presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou as intenções expansionistas. “Precisamos tomar a Groenlândia“, disse.
Segundo o líder russo, a importância estratégica do Ártico tem aumentado significativamente, não apenas para a Rússia, mas também para o mundo. No entanto, ele ressaltou que essa crescente relevância tem levado a uma intensificação da disputa geopolítica e da luta por posição na região.
Rota do Norte
Diante das sanções ocidentais, a Rússia tem buscado redirecionar seu comércio para a Ásia, explorando a Rota do Mar do Norte (NSR) como uma alternativa estratégica. Putin enfatizou que a Rússia não representa uma ameaça no Ártico, mas que está preparada para defender seus interesses na região.
O presidente russo também fez um apelo pela expansão dos portos do norte do país e pelo desenvolvimento de uma nova frota mercante ártica. Esse projeto inclui a construção de quebra-gelos de nova geração, incluindo modelos movidos a energia nuclear, para facilitar a navegação na região e fortalecer a posição russa no comércio internacional.
Disputa na Groenlândia
Putin também abordou os planos históricos dos Estados Unidos em relação à Groenlândia, afirmando que as intenções americanas de anexar o território não são novidade. Segundo ele, tais planos remontam à década de 1860, quando o governo dos EUA cogitou a incorporação da Groenlândia e da Islândia, embora a proposta não tenha recebido apoio do Congresso americano na época.
“Os EUA têm planos realmente sérios sobre a Groenlândia, e essas intenções possuem raízes históricas antigas. É evidente que os Estados Unidos continuarão promovendo seus interesses geoestratégicos, político-militares e econômicos no Ártico”, afirmou Putin.
Enquanto isso, na Groenlândia, a população se mobiliza contra possível invasão norte-americana. Trump prepara uma visita à capital Nuuk nos próximos dias, ao lado do vice-presidente J.D. Vance.
🗣️Putin: EE.UU. manifestó planes de adquirir Groenlandia ya en siglo XIX”Es un profundo error creer que todo esto es una especie de discurso extravagante”, declaró el mandatario. ¿Tú que opinas? ¡Sé parte del debate! Te leemos en comentarios 👇 pic.twitter.com/jpgyQdqB5f— RT en Español (@ActualidadRT) March 27, 2025