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Porta dos Empregos > Política > Projeto pode remunerar quem usa bicicleta com créditos no Bilhete Único
Política

Projeto pode remunerar quem usa bicicleta com créditos no Bilhete Único

Porta dos Empregos
Ultima atualização 20 de maio de 2025 16:36
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Bike SP está em fase piloto aguardando término dos testes e regulamentação da prefeitura



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Um programa em fase piloto na cidade de São Paulo pode dar incentivo financeiro a quem pedala na capital. Para incentivar o transporte não motorizado, o Bike SP propõe que o uso da bicicleta seja revertido em acúmulo de créditos no Bilhete Único. Entenda em TVT News.

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Como funciona o Bike SP

Em 2016, o então prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou a lei para criação do Bike SP, mas a iniciativa não foi para frente por falta de regulamentação, explica Renata Falzoni (PT). Desde janeiro, a vereadora está trabalhando com a prefeitura e a Universidade de São Paulo (USP) para produzir estudos que embasem o programa e determinem como ele será executado. 

O projeto está em uma fase piloto e passando por testes com um grupo de ciclistas voluntários. Os estudos pretendem entender se é possível implementar a política na prática. Não há previsão de quando os testes serão finalizados, mas Renata diz que para o programa ser implementado, faltam a regulamentação pela prefeitura e o término dos testes para checar a necessidade de possíveis ajustes no sistema.

Nesta etapa, um aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. O sistema do Bike SP permite que o ciclista registre o endereço de casa e do trabalho e, a cada viagem realizada, receba crédito direto no Bilhete Único. Renata explica que o financiamento do programa será definido com a regulamentação. Até o momento, o projeto está sendo financiado pelo IME-USP, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A vereadora detalha que o custo se baseia no valor da tarifa do transporte coletivo. Quando um passageiro paga R$ 5 na passagem do ônibus, a prefeitura inteira o valor com R$ 6,87 de subsídio. Com o Bike SP, o usuário de transporte público economizaria o preço da passagem e a prefeitura devolveria uma parcela do subsídio a ele em forma de crédito. 

O crédito é calculado por quilômetro pedalado. Na fase piloto do Bike SP, essa quilometragem é baseada em uma rota estimada feita entre o ponto de origem e destino da viagem. Antes da regulamentação, não é possível dizer exatamente como será na prática.

Invisibilidade da bicicleta no Brasil

O Brasil sempre manteve a invisibilidade da bicicleta como política programada, critica Renata Falzoni. Para promover a indústria do automóvel, o Brasil deixou de enxergar o principal meio de transporte da população, que era a bicicleta, continua a vereadora.

O objetivo do Bike SP é melhorar a mobilidade de São Paulo e integrar a bicicleta com os modais públicos de transporte, que são mais sustentáveis e eficientes que o automóvel. A pesquisa Origem e Destino (OD) de 2023, sobre mobilidade urbana em São Paulo, registrou um aumento das viagens de bicicleta em 25% de 2017 para 2023, indo de 377 mil para 472 mil. 

O aumento ocorreu em todas as faixas de renda, mas ainda representa uma pequena parcela de todos os 35,6 milhões de deslocamentos que ocorreram entre agosto de 2023 e maio de 2024. Em tese, o Bike SP pode aumentar esses números, com mais pessoas optando pelo transporte ativo, no lugar do motor.

Pedalar pode reduzir gases poluentes do efeito estufa. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O problema da invisibilidade está nas próprias nomenclaturas, defende Renata. No Código de Trânsito, a bicicleta é classificada como um “transporte não motorizado”. “Os pedestres e os ciclistas são os não motorizados, aqueles que atrapalham o trânsito deles [motorizados]. A gente perdeu o direito de vida na rua”, critica.

São Paulo tem 743 km de ciclovias. Entre as gestões de Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB), nos últimos quatro anos, apenas 16% da quilometragem de ciclovias prometidas foram entregues. A vereadora avalia que falta muito para a infraestrutura cicloviária da cidade de São Paulo chegar ao desejável, mas “a situação nas zonas Norte, Leste e Central é razoável”. 

A estrutura cicloviária existente precisa de manutenção, mas é sucateada pela falta de pintura e transformação em estacionamentos. Para Renata Falzoni, “o viés da gestão é ‘eu não vou incomodar os automóveis’, ‘não vou fazer as ruas servirem para mobilidade ativa e transporte coletivo’, é tudo para o automóvel”.

O uso de bicicletas como alternativa ao transporte motorizado passa também por uma questão ambiental. De acordo com o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, lançado em 2017, carros particulares carregam 30% dos passageiros, mas são responsáveis por cerca de 73% dos gases de efeito estufa. Então, pedalar reduz os gases poluentes e mitiga as mudanças climáticas.

Um estudo de 2022 publicado na revista Communications Earth and Environment concluiu que se toda a população pedalasse 1,6 km por dia, as emissões de CO2 mundiais seriam reduzidas em 414 milhões de toneladas. Hoje, o mundo emite em torno de 35 bilhões de toneladas do gás.

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