Novo RG: Veja quais documentos irá substituir e quais você ainda vai precisar usar.
Algumas notícias chegaram a dizer que não seria necessário sequer usar carteiras profissionais como carteira da OAB. Mas não é assim.
O que muda com o novo RG
Um dos principais pontos de mudança é a questão do número. Antes, se você precisasse de outra rota do seu ID e estivesse em outro estado, você teria que pegar um novo número, então ficar com 2 RGs, com números diferentes.
Agora isso não vai mais acontecer, pois o número do CPF será usado para controle. Portanto, o RG passa a ser válido tanto pelo CPF quanto pelo RG, sendo considerado um único documento.
Novo RG substituirá a CNH?
Houve muita confusão sobre isso, pois acreditava-se que o novo RG substituiria a CNH, não sendo mais necessário andar com os dois documentos em mãos, mas isso é falso.
A confusão começou devido ao fato de o novo RG conter os números da CNH impressos nele, mas a CNH ainda é outro documento, com validade diferente e com informações diferentes além das fornecidas no Novo RG. Portanto, mesmo contendo os números, não substituirá a CNH. Portanto, você deve continuar a portar ambos os documentos.
Quais foram as unificações?
Rg, CPF e Título de Eleitor foram unificados, o que é ótimo, já que passamos de 3 documentos para apenas um. Todos os outros documentos continuam sendo usados separadamente e individualmente.
E o passaporte?
Como o Novo RG contém o código MRZ (Machine Readable Zone), que é o número usado no passaporte, muitas pessoas acreditavam que o Novo RG substituiria o passaporte também Neste caso, o RG só pode ser usado para viagens em países que integram o Mercosul. Para todos os outros voos internacionais, você precisará continuar usando seu passaporte normalmente.
Quando o novo RG faz efeito?
Você pode continuar usando seu ID normalmente até que ele atinja sua data de validade e, em seguida, quando você renovar, você já receberá o Novo ID, sem ter que fazer nenhuma solicitação extra.
Vale lembrar que o prazo que o governo estabeleceu para que os órgãos isitas se adaptem é até 23 de março de 2023, portanto, se o seu ID expirar antes desse prazo, você poderá receber o RG novamente no formato antigo e somente na próxima troca migrar para o novo modelo.