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Porta dos Empregos > Política > Lula veta exame toxicológico para tirar CNH. Entenda
Política

Lula veta exame toxicológico para tirar CNH. Entenda

Porta dos Empregos
Ultima atualização 27 de junho de 2025 11:42
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Lula veta exame toxicologico para tirar CNH Entenda.jpg
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Lula vetou a exigência da realização de exame toxicológico para a CNH nas categorias A (motos) e B (carros de passeio)



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O pesidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou hoje (27) a exigência da realização de exame toxicológico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A decisão, publicada no Diário Oficial da União, além de falar sobre o exame, inicia um programa para a CNH Social para pessoas de baixa renda. Entenda na TVT News.

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A medida vetada havia sido incluída por parlamentares em um projeto de lei aprovado no Congresso Nacional. O projeto original, sancionado por Lula, visa destinar recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a CNH de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Contudo, o trecho que impunha o exame toxicológico para as categorias A e B foi suprimido pelo veto presidencial.

A obrigatoriedade do exame toxicológico para a habilitação e renovação nas categorias C, D e E (transporte de cargas e passageiros) permanece inalterada. Essa determinação, já consolidada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visa garantir a segurança em modalidades de transporte que envolvem maior risco e responsabilidade, como ônibus e caminhões.

Toxicológico na CNH

Ao justificar o veto, o presidente Lula argumentou que a exigência do exame para as categorias mais comuns “contraria o interesse público”. Segundo o mandatário, a medida “resultaria em aumento de custos para a sociedade e poderia influenciar que mais pessoas optassem por dirigir sem a devida habilitação, o que comprometeria, por consequência, a segurança viária”. A decisão presidencial seguiu as orientações conjuntas dos ministérios dos Transportes, Saúde, Justiça e Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), evidenciando uma análise multifacetada dos impactos da proposta.

O custo do exame toxicológico, que pode variar significativamente, seria um encargo adicional para milhões de brasileiros que buscam a primeira habilitação em motocicletas e carros de passeio. Para muitos, especialmente aqueles com renda mais baixa, esse valor poderia se tornar um obstáculo considerável. A preocupação do governo é que, diante da dificuldade financeira, parte da população optasse pela informalidade, dirigindo sem a devida permissão, o que, de fato, poderia agravar os riscos no trânsito em vez de mitigá-los.

Próximos passos

O veto presidencial não é o ponto final da discussão. Agora, a decisão será submetida à análise do Congresso Nacional, que tem a prerrogativa de manter ou derrubar o veto. Se os parlamentares optarem por derrubar o veto, a exigência do exame toxicológico para as categorias A e B voltará a valer, alterando o artigo 148-A do Código de Trânsito Brasileiro. Caso contrário, a medida não será implementada.

A discussão no Congresso promete ser acalorada. De um lado, defensores da medida argumentam que o exame toxicológico é uma ferramenta importante para identificar usuários de substâncias psicoativas e, assim, aumentar a segurança no trânsito, independentemente da categoria da CNH. Do outro, os que apoiam o veto presidencial ecoam as preocupações do governo sobre o impacto econômico e o risco de impulsionar a clandestinidade, além de exclusão social.

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