O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um duro discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (26), com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas ter sido aceita por unanimidade na Primeira Turma da Suprema Corte.
– Façam as contas comigo. O tribunal tem cinco ministros: o primeiro é [o ministro] Alexandre de Moraes. Ele mesmo julga se é parcial ou não; o outro é [o ministro] Flávio Dino, que é amigo do Lula desde quando o Dino era magro; o terceiro ministro era ex-advogado do Lula, o Zanin; o quarto e o quinto [são ministros que] foram indicados pelo PT – disse o congressista no início de sua fala.
Em seguida, Nikolas lembrou que os advogados dos denunciados ressaltaram, por diversas vezes, que não tinham acesso às provas e que, “em qualquer país normal, isso já seria motivo de nulidade”. O deputado ainda questionou a forma como o ministro Alexandre de Moraes apresentou as imagens dos atos de 8 de janeiro.
– O ministro Alexandre de Moraes, todo amostradinho, quis colocar lá os vídeos do dia 8, da baderna que foi feita aqui. Por que não exibiu o vídeo do MST? Por que não exibiu o vídeo do ministro Benedito, que chega para ele, quando anuncia a vitória do Lula, e fala assim: “Missão dada é missão cumprida”? Por que ele não explicou isso para todos? É claro que não, porque isso, de fato, é um golpe – declarou.
O parlamentar encerrou seu discurso dizendo ser inacreditável que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso porque “tentou dar um golpe fictício lá dos Estados Unidos, enquanto não tem nenhum corrupto da Lava-Jato preso”.
– Inacreditável você falar que esse cara [Bolsonaro] vai para a cadeia porque ele tentou dar um golpe fictício lá dos Estados Unidos, enquanto não tem nenhum corrupto da Lava Jato preso, enquanto não tem nenhuma pessoa presa que comete crimes sérios neste país, como no PCC e no CV, e estão sendo soltos pelo STF. É inacreditável a vergonha que se tornou o STF. Vocês, sim, são uns covardes e têm manchado a história deste país – finalizou.
– Dep Nikolas e Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/HkCBZqVHQN
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 26, 2025