O apresentador e locutor Léo Batista morreu neste domingo, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Ele tratava câncer no pâncreas e o estado de saúde piorou nos últimos dias. Léo Batista marcou a história das transmissões esportivas no Brasil. Veja detalhes da carreira de Léo Batista na TVT News.
Léo Batista foi umas vozes mais importantes do esporte
Com 70 anos de carreira, sendo mais de 50 só na TV Globo, Leo Batista se tornou uma das principais vozes do esporte brasileiro. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e apresentou os principais programas da emissora, como Globo Esporte, Jornal Hoje e Jornal Nacional.
Um dos quadros mais famosos era apresentado no programa Fantástico, nos domingos pela noite. Na época, os resultados dos 13 jogos da Loteria Esportiva eram anunciados no programa. Leo Batista narrava os resultados e a Zebrinha reagia com sorrisos e piscadas informando se era coluna 1 (vitória do mandante), coluna do meio (empate) ou coluna 2 (vitória do visitante) Quando algum resultado inusitado ocorria, a Zebrinha dizia: olha eu aí.
O Presidente Lula publicou nota nas redes sociais lamentando a morte do apresentador.
“Léo Batista cativou a atenção dos brasileiros em históricas narrações esportivas em Copas do Mundo, Olimpíadas e na Fórmula 1. Entre tantos programas, merece especial menção o inesquecível quadro em que anunciava os resultados da loteria esportiva aos domingos no Fantástico, da TV Globo, ao lado da zebrinha. Um profissional dedicado e muito querido que trabalhou até os últimos dias de vida. O Brasil sentirá a falta do grande profissional e seu talento. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do grande Léo Batista”, afirmou o presidente.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também lamentou a morte de Léo Batista e determinou 1 minuto de silêncio em todos os jogos estaduais disputados nesse domingo.
Carreira de Léo Batista no rádio e na TV
Léo Batista nasceu em Cordeirópolis, no interior de São Paulo. Na beira dos estádios, ainda criança usavar uma latinha de tomate como microfone para imitar as transmissões esportivas.
Aos 15 anos já trabalhava no serviço de alto-falante da cidade. Pouco depois, mudou-se para Birigui e conseguiu vaga na Rádio Clube da cidade paulista para transmitir jogos de futebol.
Com mais de 70 anos de carreira, Léo Batista começou no rádio esportivo e cobriu de Olimpíadas a Fórmula 1. Fotos: Wikimedia Commons
Trabalhou também numa emissora de rádio AM em Piracicaba antes de chegar ao Rio de Janeiro, em 1952, para trabalhar na Rádio Globo. Em 1955, foi convidado para trabalhar no novo veículo que já encantava o país, a televisão e começou a atuar na TV Rio.
Ao mesmo tempo, atuou como apresentador de lutas de boxe. De gravata borboleta, era o responsável por chamar os lutadores ao ringue e por anunciar o resultado ao fim da luta.
Na TV Globo, Léo Batista foi pioneiro de quase todos os programas esportivos. Participou do lançamento do Esporte Espetacular em 1973 e apresentou o Copa Brasil, programa que deu origem ao Globo Esporte, em 1978, todos no ar até hoje.
Na emissora, ele atuou também fora do esporte, apresentando telejornais como o Jornal Nacional, o Jornal Hoje e os desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro. Foi no Fantástico, onde ficou de 1974 a 2007. que ele deixou a principal marca da carreira. Primeiro, ao anunciar os resultados da loteria esportiva ao lado da zebrinha. Depois, com o surgimento do quadro Gols do Fantástico, que também segue no ar até hoje.
O apresentador seguiu trabalhando até pouco tempo antes de ser internado, cumprindo o desejo dele.
Os clubes do futebol brasileiro também manifestaram sentimentos pela morte do apresentador, em especial o Botafogo, clube do coração dele. Uma das cabines de transmissão do estádio Nilton Santos, onde o Glorioso manda os jogos, tem o nome de Batista.
Com informações da TV Globo