A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, realizou, no dia 11 deste mês, um evento em parceria com a Vila Sésamo (Sesame Workshop) para celebrar as ‘Trocas de Cartas’ entre crianças de uma escola pública de São Paulo e voluntários da MetLife Brasil. Com a ação, a empresa tinha como objetivo propor reflexões sobre o fortalecimento financeiro, ao compartilhar histórias de mulheres inspiradas que sonharam, planejaram e alcançaram seus sonhos. A ação chegou ao fim com uma série de dinâmicas que envolveram os participantes; entre elas: sessão de cinema de pré-lançamento da série ‘Mulheres Inspiradoras – Árvore dos Sonhos’, e a presença dos personagens da Vila Sésamo, Come-Come, Elmo e Bel, para inauguração do sonho coletivo da escola.
A parceria entre MetLife e a Vila Sésamo, que existe há mais de 7 anos, busca contribuir para que as crianças e os adultos sejam capazes de visualizar o futuro, identificar sonhos, definir as metas, construir planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias podem ajudá-los a alcançar seus projetos de vida. O evento contorna ainda com a participação da atriz e diretora artística Mafalda Pequenino, que promoveu um bate-papo sobre identidade, sonhos e representação da população afro-brasileira na programação infantil.
“Como as famílias continuam lidando com os desafios causados pela pandemia, os recursos deste projeto, ajudam os familiares e educadores a refletirem e colocarem em prática estratégias para resiliência e flexibilidade para superar os desafios financeiros. Acreditamos que o conteúdo do projeto possa gerar diálogos influentes entre adultos e crianças sobre conceitos importantes como sonhar, planejar e alcançar, além do compartilhar e doar”, comenta Thais Catucci, gerente de comunicação interna, responsabilidade social e sustentabilidade da MetLife Brasil.
Projeto em números
No Brasil, desde 2015, o programa já alcançou diretamente mais de 150 mil famílias por meio de atividades e materiais de impacto social do projeto ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’. Além disso, mais de 30 milhões de pessoas foram sensibilizadas a partir de uma campanha transmídia em televisão, rádio, redes sociais e site. Em 2022, iniciamos uma nova edição do programa nas cidades de Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro e Salvador, dessa vez com um olhar mais atento para o papel da mulher no fortalecimento financeiro das famílias e comunidades, e para as questões raciais que interferem nesse processo. Neste ano, estamos sendo alcançados 200 escolas, 1200 educadores e, aproximadamente, 28 mil famílias. Em 2023 estaremos envolvidos 50 espaços comunitários, a partir dos quais serão alcançados mais 30 mil famílias via parcerias diretas entre a Vila Sésamo e Organizações da Sociedade Civil.
Os resultados somativos das duas primeiras fases tiveram impacto positivo, especificamente:
• As crianças estão economizando mais, entendendo a necessidade de planejamento e tendo aspirações mais altas.
• Os adultos que estiveram engajados com o projeto apresentaram mudanças em seu próprio comportamento como:
• Mais conversas sobre assuntos financeiros com os filhos;
• Maior conscientização sobre o que seus filhos estão pensando sobre questões de dinheiro e sobre seu futuro;
• Confiança em dar às crianças seu próprio dinheiro para aumentar a independência financeira;
• Confiança em deixar as crianças tomarem suas próprias decisões de gastos.
FSB Comunicação