O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma provocação ontem ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O petista disse esperar que Tarcísio mostre para o povo que governa com todos depois de ser eleito. Lula falou em São José dos Campos (SP), durante cerimônia de anúncio de obras na Via Dutra e Rio-Santos. O presidente afirmou que sempre convida prefeitos e governadores quando visita os Estados, e citou nominalmente o convite a Tarcísio, que não compareceu.
“O governador Tarcísio também foi convidado para vir aqui, ele é convidado em todas as vezes que venho a São Paulo. Ele tem liberdade de ir ou não ir. Eu espero que ele um dia decida começar a mostrar para o povo que a gente pode ser adversário, e a gente pode ter disputado eleições, mas, quando termina a eleição, nós temos de governar, e nós temos de governar junto com todo mundo”, declarou Lula.
O governador de São Paulo chegou a ter encontros públicos com o presidente no começo do mandato. Aliado de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio é apontado como possível candidato ao Palácio do Planalto em 2026, já que o ex-presidente está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral.
Metrô
No fim de junho, Lula já tinha reclamado da ausência de Tarcísio durante agenda em São Paulo. Na ocasião, o petista afirmou, em evento do governo federal no Jardim Ângela, na zona sul da capital, que não assinaria o financiamento da expansão da Linha 5 Lilás do Metrô de São Paulo até o local porque o governador e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) não estavam presentes.
Dois dias depois, Tarcísio publicou nas redes sociais: “Almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a Linha 5 do Metrô até o Jardim Ângela já está assinado”.
Estadão Conteúdo.