O jornal O Globo destacou, neste domingo (16), uma faixa com a frase “sem anistia” fixada em um apartamento ao fundo do ato convocado por Jair Bolsonaro (PL) em Copacabana, no Rio de Janeiro. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Alexandre Cassiano e compartilhada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais.
O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou a foto:
– Uma imagem vale mais do que mil palavras.
O deputado André Janones (Avante-MG) ironizou o evento, afirmando que “a manifestação flopou e ainda conseguiram tirar essa foto que vai entrar para a história”. Guilherme Boulos (PSOL-SP) também compartilhou a imagem, chamando-a de “a imagem do dia”.
A manifestação em Copacabana foi organizada pelo pastor Silas Malafaia e teve como pauta principal o pedido de anistia aos réus condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante o evento, Bolsonaro mencionou os presos, negou envolvimento em tentativa de golpe e afirmou contar com apoio de outros partidos para aprovar um projeto de anistia no Congresso.
Nesta segunda-feira (17), Malafaia respondeu à matéria do jornal com críticas. Em sua conta na rede social X, ele acusou O Globo de parcialidade e distorção dos fatos.
– Uma faixa colocada na janela de um apto em Copacabana contra a anistia, vale mais do que o ato a favor e toda a manifestação. É o que eles dizem em sua matéria – escreveu.
O pastor chamou a cobertura do jornal de “jornalismo parcial, inescrupuloso, chapa-branca e apoiador dos crimes de Alexandre Moraes, que rasga sucessivamente a Constituição”.