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Antes disso, é preciso esclarecer que a inflação média dos carros foi de 22,5% entre 2021 e 2022, feito que pode afetar negativamente o bolso dos brasileiros. A escassez de matérias-primas para a produção de carros novos e o fechamento das indústrias automotivas durante a pandemia contribuíram para esse cenário desanimador.
Quanto o imposto deve subir?
Para dar conta dos aumentos, consideramos o índice de inflação, que deve fechar o ano entre 5% e 6%. É claro que os valores de IPVA também terão ajustes. Para Ricardo Balestero, professor e professor de economia da administração do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), estima-se que o imposto suba cerca de 3% a 4% no próximo ano.
Por exemplo, o aumento nos últimos dois anos para o calendário da FIPE de carros usados tem sido estável. Apesar da tendência de estabilização, a subida acumulada até setembro afetará diretamente a recolha do IPVA 2023. Apesar dos indicadores, ainda é muito cedo para dar um número exato para o aumento de impostos.
Como calcular o IPVA 2023?
Dado que ainda não conseguimos descobrir quanto é o IPVA 2023, porque os valores venosos dos compostos utilizados na base de cálculo do imposto ainda não foram divulgados, a única opção é realizar simulações. Esse método pode ajudá-lo a pré-calcular o valor da configuração do bolso.
Basicamente, o valor venoso do carro é multiplicado pela taxa de IPVA cobrada no estado onde o proprietário reside. Por exemplo, um carro de turismo registrado em São Paulo, no valor de R$ 40 mil na tabela da FIPE, pagará cerca de R$ 1.600 em 2023. No estado, o percentual cobrado pelo imposto é de 4%.
Note-se que se trata de uma simulação, e o valor real só será revelado pelos países em causa muito em breve.