O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo federal avalia enviar ao Congresso uma proposta de tributação sobre o lucro de empresas multinacionais que atuam no Brasil. As declarações foram dadas na última sexta-feira (26).
Haddad estava no Rio de Janeiro após participar de reuniões com ministros de finanças de países que participam do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo.
A proposta também é debatida na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas ainda não há consenso. As informações são do G1.
– No Pilar 1, da OCDE, que trata da taxação das empresas multinacionais, um país, apenas um, é obstáculo ao consenso. Isso não impede os países de tomar, individualmente, providências domésticas, do ponto de vista da sua soberania tributária, pra ir corrigindo distorções – comentou Haddad.
E acrescentou:
– O Brasil está estudando essa matéria, a menos que haja uma reversão rápida do quadro [na OCDE] e nós possamos assinar essa convenção imediatamente. Mas, caso contrário, os países vão tomar decisões isoladamente (…) para proteger suas economias e garantir a sua justa participação nos tributos pagos por multinacionais.