A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio desfilou na madrugada desta terça-feira (4) com um patrocínio de R$ 15 milhões do governo do Pará, o maior investimento público já registrado na história do Carnaval. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo em setembro de 2024.
O enredo da escola, intitulado “Pororocas Parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, homenageou a cultura, as tradições e os fenômenos naturais do Pará, com destaque para a biodiversidade da Amazônia e a força das águas.
Governo do Pará nega patrocínio, mas governador celebrou desfileApesar da revelação do investimento milionário, o governo do Pará divulgou uma nota oficial negando que tenha patrocinado o desfile.
“Essa homenagem não envolve nenhum patrocínio por parte do Estado do Pará, que se sente imensamente honrado em ter sua história e sua cultura representadas no Carnaval do Rio de Janeiro”, diz o comunicado.
Entretanto, o governador Helder Barbalho (MDB) esteve presente na Sapucaí e fez questão de promover o desfile em suas redes sociais. Em um vídeo, Barbalho exaltou a importância do enredo e convidou os seguidores para acompanharem a apresentação da escola.
“Está chegando a hora! Daqui a pouco, 1h da manhã, Grande Rio na avenida. É o Pará! São as Pororocas Parawaras. E você vai poder ver muita coisa bonita sobre a cultura do nosso Estado, sobre as nossas origens, sobre as nossas riquezas e lindezas”, declarou o governador.
No vídeo, ele aparece vestindo uma camiseta personalizada com a frase “O coração da Amazônia bate forte na Sapucaí!”, e incentivou a torcida pela escola.
“Pé quente para uma grande vitória! Vem com a gente, bora sacudir, energia boa e o Pará em primeiro lugar”, acrescentou.
Grande Rio exaltou a cultura paraense em ano de COP30A Grande Rio apostou em um enredo que destacou as tradições, lendas e espiritualidade da Amazônia paraense, com forte ênfase na biodiversidade e nos fenômenos naturais, como as pororocas.
A escolha do tema ocorre no mesmo ano em que Belém sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025. O evento deve atrair atenção mundial para a região amazônica.
Visita ao barracão e presença de aliados políticosNo último sábado (1º), antes do desfile, Helder Barbalho visitou o barracão da Grande Rio na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan Tuma (MDB) e do senador Omar Aziz (PSD-AM).
Durante a visita, o governador celebrou a visibilidade nacional da cultura paraense.
“É o Pará na Sapucaí, mostrando para o mundo a nossa fauna, a nossa flora, a nossa cultura, as nossas raízes, tudo de maravilhoso”, afirmou Barbalho.