Os moradores de São Paulo não pagarão passagem no transporte público no domingo (6), primeiro turno das eleições municipais. A medida foi anunciada pelo governo do estado, que informou que a gratuidade valerá das 6h às 20h. No embarque, não será necessário apresentar título de eleitor ou comprovante de votação.
Segundo o governo, a oferta de viagens sem pagamento valerá para os transportes metropolitanos das empresas CPTM, Metrô e EMTU, assim como nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. O transporte realizado por ônibus intermunicipal rodoviário, gerenciados pela Artesp, também foram incluídos na gratuidade.
Nesse modal, a medida será válida durante todo o período de votação, no primeiro turno, e caso houver segundo turno, no dia 27 de outubro.
Operação dos transportesA CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, a operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados reforços na frota. Também haverá apoio no quadro de funcionários de atendimento nas estações.
Já na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e se necessário haverá reforço na frota. Neste caso, a gratuidade valerá durante todo o domingo.
Domingão tarifa zeroNa capital paulista, os ônibus já rodam de graça aos domingos devido ao “Domingão tarifa zero”, que contempla 1.175 linhas. A medida, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) também vale nos dias de Natal (25 de dezembro) e no Ano Novo (1º de janeiro), bem como no aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro.