Menu Cultural traz a diversidade culinária dos povos originários em feira gastronômica no Bulevar do Itaú Cultural, em SP
No próximo domingo, 3 de agosto, a culinária dos povos originários brasileiros será a grande protagonista do Menu Cultural, evento gastronômico realizado no Itaú Cultural, em São Paulo. A feira celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, e reunirá dez barracas de comida, bebida e artesanato no Bulevar do Rádio, espaço a céu aberto localizado entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. Saiba os detalhes na TVT News.
A entrada para o evento é gratuita, e os visitantes pagam apenas o que consumirem nas barracas, que funcionarão das 11h às 17h. Em caso de chuva, a feira poderá ser cancelada, mas a programação interna será mantida.
Entre os empreendimentos presentes, destacam-se a participação de etnias como Guarani Mbiá de São Paulo e Yawalapiti do Território Indígena do Xingu, oferecendo pratos que carregam séculos de história e tradição.
Sabores e saberes que alimentam
Quem passar pelo Bulevar poderá provar o tacacá e os sorvetes de frutas amazônicas da RaizNorte, de Josi Anajá, e o Pira Txuun Rewe, um caldo de peixe Guarani Mbiá, do Coletivo e Ponto de Cultura EtnoCidade. A culinária indígenas do povo Yawalapiti também estará presente com a Casa de Cultura Indígena Umatalhi, que servirá Wakula, prato de pirão de peixe com sal de aguapé e Perreke, composto por tambaqui assado com beiju, entre outras iguarias.
Além das barracas de comida, haverá três de artesanato, com peças de sementes e frutos, objetos decorativos e cestarias produzidos por Avani Fulni-ô, da etnia Fulni-ô, e Dona Jaxuka, da Terra Indígena Tenondé Porã.
A programação do dia também inclui uma roda de conversa gratuita, intitulada “Saberes que alimentam”, que acontecerá às 14h no 9º andar do Itaú Cultural. O bate-papo contará com a presença de Patty Durães, curadora do evento e especialista em culturas alimentares, e Jerá Guarani, educadora e liderança da aldeia Kalipety. Elas abordarão a comida não apenas como alimento, mas como parte da forma de viver e se relacionar com a comunidade, a terra e o tempo. Já a convidada Jerá Guarani, formada em Pedagogia pela USP, compartilhará como o alimento é considerado “reza, afeto e continuidade” para seu povo.
A entrada para a roda de conversa é livre e não exige inscrição prévia. O Itaú Cultural está localizado na Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Serviço
Menu Cultural – Agosto Indígena
Data: 3 de agosto (domingo), das 11h às 17h
Local: Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Às 14h acontece a roda de conversa Saberes que alimentam (no 9º andar do Itaú Cultural)
Entrada gratuita, consumação paga
Saiba mais no site do evento
Cardápio do Menu Cultural
RaizNorte
Tacacá – tucupi com camarão e folhas de jambu cozidos
Peixe frito com molho de alfavaca
Sorvetes de taperebá, cupuaçu, bacuri, castanha-do-pará, cumaru e tapioca com coco
EtnoCidade
Pira Txuun Rewe – prato típico Guarani Mbiá, um caldo de peixe com paçoca de banana verde, arroz branco e palmito
Bolinhos de banana verde com molho
Casa de Cultura Indígena Umatalhi
Wakula – pirão de peixe com sal de aguapé, acompanhado de tapioca ou farinha de mandioca
Perreke – peixe tambaqui assado acompanhado de beiju
Molho de peixe com verduras acompanhado de beiju ou farinha de mandioca
Frango assado acompanhado de beiju
Suco de pequi (com açúcar ou stevia)
Suco de murici (com açúcar ou stevia)
TupiOcas Tapiocaria
Massa das tapiocas saborizadas com chia, cúrcuma ou extrato de uva, com os seguintes recheios:
Frango com requeijão
Mussarela com tomate cereja
Brócolis com tomate cereja
Banana com creme de avelã
Romeu e Julieta – queijo e goiabada
Terra Indígena Tekoá Yvy Porã
Jopará – um “mexido” com carne, arroz e feijão de corda
Mbaipy com frango – uma espécie de polenta com frango
Mbiapy com palmito – uma espécie de polenta com palmito
Xipá – “bolacha” salgada com milho verde e batata doce












