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Fim da autoescola obrigatoria Governo Lula estuda mudanca na CNH.jpg
Porta dos Empregos > Política > Fim da autoescola obrigatória? Governo Lula estuda mudança na CNH que pode impactar motoristas
Política

Fim da autoescola obrigatória? Governo Lula estuda mudança na CNH que pode impactar motoristas

Porta dos Empregos
Ultima atualização 29 de julho de 2025 14:01
Porta dos Empregos
Fim da autoescola obrigatoria Governo Lula estuda mudanca na CNH.jpg
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O governo federal, sob a liderança do presidente Lula, está considerando uma reforma significativa no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, anunciada pelo ministro dos Transportes Renan Filho, visa eliminar a obrigatoriedade de frequentar autoescolas, simplificando e reduzindo os custos associados à obtenção da licença para dirigir. Em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Renan Filho argumentou que o atual processo é oneroso e demorado, desestimulando muitos cidadãos a buscarem sua habilitação.



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Atualmente, adquirir a CNH no Brasil é um procedimento que pode custar entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Esse valor, comparável ao preço de uma motocicleta usada, é considerado elevado por muitos, segundo o ministro, que aponta para modelos internacionais como referências mais acessíveis. Renan Filho sugere que, com a remoção da obrigatoriedade das aulas em autoescolas e outros requisitos burocráticos, o custo da habilitação poderia cair em mais de 80%. Essa redução tornaria o acesso à carteira de motorista mais fácil, especialmente para jovens que procuram ingressar no mercado de trabalho.

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Como a proposta pode transformar o acesso à CNH?

CNH – Créditos: depositphotos.com / rafapress

O projeto do Ministério dos Transportes está ancorado em um amplo estudo sobre práticas internacionais, identificado formas mais econômicas e eficientes de preparar e certificar novos motoristas. A proposta é que, no lugar das tradicionais aulas em autoescolas, os candidatos possam optar por aprender as regras de trânsito e prática de direção através de plataformas online, com apoio de familiares ou em oficinas populares. Isso busca não apenas reduzir os custos, mas também facilitar o processo para muitas pessoas que atualmente não conseguem arcar com as despesas de um curso formal.

A aprovação do presidente Lula é o passo seguinte no processo de implementação desta mudança. Não há necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional, pois a medida requer apenas regulamentação presidencial. Essa simplificação institucional pode acelerar a adoção das novas regras, permitindo que as mudanças sejam sentidas mais rapidamente pela população.

Redução de Custos:

O custo para tirar a CNH no Brasil é considerado alto (entre R$ 3 mil e R$ 4 mil), e a proposta visa reduzir esse valor em até 80%.

Isso tornaria a habilitação mais acessível para um maior número de pessoas, especialmente aquelas de baixa renda.

Flexibilidade no Aprendizado:

Os futuros motoristas poderiam estudar por conta própria para a prova teórica, utilizando materiais online ou outros recursos.

Para as aulas práticas, seria possível contratar instrutores autônomos ou independentes, ou até mesmo aprender com um familiar habilitado (em locais e horários seguros, fora das vias públicas).

A proposta prevê que o candidato não precisará comprovar que fez curso de formação teórica ou prática em autoescolas.

Desburocratização do Processo:

A medida busca simplificar o processo de obtenção da CNH, eliminando uma etapa obrigatória que muitos consideram cara e demorada.

A ideia é que as provas teórica e prática continuem sendo exigidas, mas a forma de preparação para elas seria mais livre.

Impacto no Mercado de Trabalho e Inclusão Social:

A CNH é frequentemente um requisito para o primeiro emprego, e a barreira do custo atual impede muitas pessoas, principalmente jovens e mulheres, de ingressarem no mercado de trabalho formal.

A redução do custo da CNH pode facilitar o acesso ao emprego, promovendo maior inclusão social e econômica.

Manutenção das Autoescolas (Opcionalidade):

A proposta não visa “acabar” com as autoescolas, mas sim torná-las facultativas.

Autoescolas eficientes e que ofereçam serviços de qualidade ainda terão espaço no mercado, atendendo aqueles que preferirem o ensino tradicional.

Quais são os objetivos dessa mudança?

Lula – Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

O governo espera que a revisão do processo de concessão da CNH traga benefícios para diversas áreas. Além de aumentar o número de motoristas habilitados legalmente, um processo mais acessível pode incentivar a empregabilidade ao facilitar que jovens e outras pessoas que necessitam dirigir para trabalhar consigam obter sua licença. Renan Filho mencionou que “isso também ajuda o País, de maneira geral, porque fomenta o setor produtivo, facilita a empregabilidade”.

Outro objetivo da proposta é reduzir a idade média em que os cidadãos obtêm sua habilitação. Com o acesso mais fácil e barato, a expectativa é que mais jovens se licenciem cedo, o que pode ter impactos positivos na segurança viária, à medida que mais motoristas são treinados adequadamente e dirigem dentro das leis vigentes.

Quais são os potenciais impactos e desafios da proposta?

CNH sem autoescola: governo Lula estuda apoiar projeto. Meu PL já está com urgência aprovada e pronto pra pauta, mas muito provavelmente eles vão querer começar do zero para a autoria ficar com o PT. pic.twitter.com/09BvTF0Ilz— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) July 29, 2025

Entre os impactos positivos, está a potencial diminuição do número de motoristas irregulares. Muitos Brasileiros, atualmente, dirigem sem habilitação devido aos altos custos e à burocracia envolvida no processo tradicional. Com as mudanças, espera-se que essa situação se reverta, aumentando a segurança nas estradas e ruas do país.

No entanto, a proposta também enfrenta desafios e questionamentos. Não depender das aulas em autoescolas levanta preocupações sobre a qualidade do aprendizado dos novos motoristas. A garantia de que os candidatos realmente adquiram o conhecimento teórico e prático necessário para dirigir com segurança permanece uma questão essencial. Estabelecer métodos de ensino alternativos eficientes será vital para o sucesso da proposta.

Além disso, há preocupação sobre o impacto econômico nas autoescolas e nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que podem sofrer com a perda de alunos e necessitarão buscar novas formas de adaptação frente a esse cenário.

Apesar das preocupações, a iniciativa tem potencial para modernizar o sistema de habilitação, tornando-o mais inclusivo e sintonizado com as realidades econômicas de grande parte da população brasileira. A decisão final do presidente Lula sobre a regulamentação determinará o caminho futuro do projeto e seu impacto na sociedade como um todo.

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