O corpo do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), será velado nesta quinta-feira (27), na capital mineira. A cerimônia, que será aberta ao público, acontecerá na prefeitura da cidade, das 13h às 16h. Informações sobre o enterro não foram divulgadas.
Fuad morreu na manhã de quarta-feira (26), aos 77 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro, quando foi diagnosticado com insuficiência respiratória grave. Segundo os médicos, o óbito ocorreu devido a uma parada cardiorrespiratória, que evoluiu para um choque cardiogênico.
O governo de Minas Gerais decretou luto oficial de três dias pela morte de Fuad. O mesmo foi feito pelo vice-prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), que ampliou o período para oito dias. Nos próximos dias, ele será empossado como prefeito da capital mineira, em cerimônia na Câmara Municipal.
Quem foi Fuad Noman?Natural de Belo Horizonte, Fuad era economista de formação. Ele começou sua trajetória na vida pública como servidor de carreira do Banco Central do Brasil e, depois, passou pelo Tesouro Nacional, Casa Civil e Banco do Brasil.
Apesar da longa trajetória nos bastidores da política, Fuad chegou aos holofotes em 2022, quando o então prefeito da capital, Alexandre Kalil, deixou o posto para concorrer ao governo do estado. Foi neste ano que ele assumiu o Executivo Municipal.
Fuad foi reeleito prefeito de Belo Horizonte em outubro de 2024. Esta foi sua primeira eleição como cabeça de chapa, ao lado de seu vice. Ele encerrou o primeiro turno na segunda posição, atrás de Bruno Engler (PL). No segundo turno, conseguiu superar uma diferença de quase 100 mil votos na primeira votação e sagrou-se vencedor.
Aos 77 anos, Fuad deixa sua companheira de 52 anos, a primeira-dama Mônica Drummond, dois filhos e quatro netos.