O que fazer para resgatar o dinheiro?
Embora seja possível recuperar a quantidade esquecida por alguém que já saiu, o BC ainda não deu mais detalhes sobre o assunto. No entanto, a garantia é que muito em breve as informações serão repassadas a todos os brasileiros.
Assim, a instituição já garantiu que terceiros vinculados ao parente terão direito a resgatar os valores. Confira o comunicado de imprensa do BC sobre o assunto.
“Em breve, o Banco Central divulgará os procedimentos de consulta dos Valores a serem recebidos por terceiros legalmente autorizados (advogado, responsável, administrador, herdeiro, inventário ou responsável por menor não disciplinado), nos casos em que o proprietário dos fundos não poderá obter login gov.br nível prata ou ouro”.
Calendário de valores a serem recebidos
A consulta pode ser feita por qualquer cidadão ou empresa a qualquer momento. No entanto, se o sistema informar os recursos a serem recebidos, os usuários serão divididos em três grupos, com base na data de nascimento ou na data de fundação da empresa.
Os nascidos antes de 1968 ou abriram a empresa antes desse ano podem conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A página em si lhe dirá a hora e a data para solicitar a retirada. Se o usuário perder o horário, haverá uma recapitulação no sábado seguinte, no dia 12 de março, das 4h às 12h.
Quem perder a repescagem sábado poderá solicitar o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou da criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perde prazos não precisa se preocupar. O direito de receber os recursos é definitivo e permanecerá guardado pelas instituições financeiras até que o titular da conta solicite a cobrança.
Após a solicitação de uma taxa, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para efetuar a transferência. Espera-se que os pagamentos feitos através do Pix ocorram mais rapidamente. A informação também foi divulgada pela Agência Brasil.