Estão abertas as inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores, que oferece 2.000 vagas em três categorias. Desta vez, as oportunidades sociais da CNH são para o estado do Acre.
As modalidades disponíveis são: estudante, urina e rural. Do total de vagas reservadas, 40% são destinadas a moradores da capital Rio Branco e outros 60% para outros municípios.
“O governo estadual está investindo R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do Estado por meio da inclusão e cidadania”, disse Taynara Martins, presidente do Detran-AC.
Inscrições abertas
As inscrições estão abertas a partir do dia 15 de fevereiro e seguem até o dia 6 de março, através do site do Detran-AC. Vale ressaltar que 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.
Para participar, você deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter 18 anos ou mais;
- Estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) por pelo menos quatro meses;
- Saiba ler e escrever.
O que o programa oferece?
O programa concede gratuidade na primeira qualificação nas categorias A ou B; adição das categorias A ou B; e mudar de categoria B para D.
Os beneficiários não pagarão as taxas de inclusão no Cadastro Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Habilitação (LADV), agendamento de teste teórico e exame prático, nem exame médico e psicológico.
O curso teórico da legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três novos testes serão gratuitos. O candidato com deficiência (PCD) também estará isento do exame toxicológico e da junta médica, exigido para a categoria profissional.