Confira como consultar o saldo do FGTS pelo celular e receber até R$1.000 a partir desse mês de abril.
Passo a passo
De acordo com as regras gerais, o primeiro passo é baixar o aplicativo. Ele tem o nome do FGTS e está disponível em todas as lojas de aplicativos. O download é gratuito e pode ser feito em qualquer rede de internet. Logo após o download, o usuário precisa clicar no botão “continuar”.
Neste ponto, o próprio aplicativo vai gerar a mensagem “FGTS quer usar caixa.gov.br para fazer logon”. O cidadão precisará clicar neste item e informar o CPF na área de login. Logo depois, ele precisará digitar a senha. É o mesmo que ele usa no gov.br.
Caso o cidadão não se lembre desses dados, ele pode clicar na opção de “esqueci a senha”, seguir os passos do sistema, criar um novo e retornar a essa etapa inicial. Se ele ainda não tiver um login no gov.br, ele vai precisar criar um.
Uma vez feito isso, o cidadão agora tem acesso aos seus saldos. Ele poderá ver o quanto tem disponível nos valores de sua empresa, bem como de seu trabalho anterior. Então ele pode saber se ele pode obter algum dinheiro nesta nova onda de lançamentos.
O que é o FGTS
Sempre no início de cada mês, o empregador precisa depositar o valor equivalente a 8% do salário do empregado em uma conta da Caixa. O saldo total do FGTS nada mais é do que a soma de todos esses depósitos.
No caso específico desta nova fase de liberação do governo, os saques podem ocorrer entre 20 de abril e 15 de junho. De qualquer forma, o Planalto garante que o dinheiro estará disponível para caixa até 15 de dezembro.
É importante lembrar que ninguém tem obrigação de sacar esse valor. Então isso significa que se o cidadão não quiser pegar essa quantia agora, ele pode fazer a opção de não mexer com a quantia. Então, depois de 15 de dezembro, o dinheiro volta para os cofres da União.