Senadores, deputados e lideranças da direita de vários pontos do país vão se reunir em Belo Horizonte em um protesto exigindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes. O ato está marcado para às 10 horas da manhã, na Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira.
A organização do ato mineiro é uma parceria de movimentos de direita mineiros, entre eles o “Direita BH”, e lideranças conservadoras de São Paulo.
O objetivo é sensibilizar o Senado Federal, comandado pelo senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), para pautar o impeachment de Moraes. A Itatiaia teve acesso a lista de nomes que já confirmaram presença no ato.
Faltando uma semana para as eleições municipais, os dois candidatos da direita que disputam as prefeituras de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL), e de Contagem, Cabo Júnio Amaral (PL), confirmaram que vão participar do ato.
Entre os senadores, Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL) e Jorge Seig (PL-SC) já confirmaram presença.
Entre os deputados federais, os nomes confirmados são de Nikolas Ferreira (PL-MG), Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), Eros Biondini (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Evair Vieira de Mello (PP-ES).
Alguns deputados estaduais também confirmaram presença. Entre eles, os nomes confirmados estão Eduardo Azevedo (PL-MG), Chiara Biondi (PP-MG), Coronel Henrique (PL-MG) e Amanda Teixeira Dias (PL-MG).
Pensando em reforçar a movimentação nas redes sociais, os organizadores também convidaram influenciadores ligados à direita. Marco Antônio Costa, Adriles Jorge, Paulo kogos e Sebastião Coelho Neto confirmaram presença no ato na capital mineira.
Ao contrário do que ocorreu na manifestação da Avenida Paulista no dia 7 de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai participar da manifestação em BH.
Rádio itatiaia