Imagem: Reprodução/Google
Você sabia que algumas contas bancárias são canceladas devido a violações especificadas no número de segurança social do cliente? De acordo com as próprias agências do banco, caso o cadastro individual seja irregular, o titular do documento poderá receber diversas penalidades.
Que situações podem levar ao cancelamento da conta?
O CPF pode ser considerado irregular em certos casos. Uma delas, por exemplo, é quando uma pessoa esquece de entregar uma declaração de imposto de renda, que é obrigatória para parte da população brasileira.
Outra situação é quando uma pessoa roubou o documento e se esquece de organizar essa questão. Além disso, a inadimplência também pode fazer com que uma pessoa permaneça com um CPF irregular, segundo agências bancárias.
Como faço para regular o CPF?
Em geral, esse documento deve ser liquidado em algumas unidades da Receita Federal. Para saber se há alguma irregularidade, fazer outros tipos de consultas e tirar dúvidas também, é possível fazer essas ações por meio do aplicativo CPF Digital, disponível para download no Android e iOS.
Caso o problema esteja relacionado à estreia do imposto de renda, é necessário consultar o e-CAC por meio do link https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login. O token de acesso é obtido do mesmo local ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.
No entanto, o problema corre o risco de falta de informações ou dados incorretos. Nesse caso, você precisa preencher o formulário no endereço de e-mail da receita, que é https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Lá, outros tipos de dúvidas também podem ser removidos.
Para obter mais informações: Fim dos documentos físicos. Saiba como obter RG, CPF ou CNH no celular
O que acontece na inadimplência?
As contas bancárias podem ter problemas se o cliente tiver problemas hipotéticos. No entanto, esses casos são menos frequentes. Com isso, as agências podem limitar transações, cancelar cartões, retirar limites, além de outros serviços que são prestados.
Nos últimos dois anos, o Banco Central do Brasil concluiu que eles têm mais de 100 milhões de cartões no Brasil. Associado a esse número, há uma alta taxa associada à delinquência, epidemia e desemprego.
Com isso, é possível imaginar que parte de todos os consumidores tem muita dificuldade em manter todas as contas pagas em dia, principalmente diante da crise econômica devido à pandemia de Covid-19.
Aproximadamente 67% da população total encontra-se em estado de acumulação financeira. Esse problema pode ser uma das justificativas para o abuso do cartão de crédito. O instrumento é responsável por 80% das pessoas devedoras.
Em geral, para evitar alguns transtornos, esteja sempre atento aos dados de pagamento. Da mesma forma, verifique as informações que foram entregues à receita para que ela não tenha CPF irregular e não corra o risco de ser submetida a qualquer tipo de penalidade.