A possível antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas não ocorrerá em abril, afirmou a ministra do Planejamento, Simone Tebet, nessa quarta-feira (2/4). De acordo com ela, se o presidente der o aval, a expectativa é de que essa antecipação ocorra em maio e junho deste ano. A decisão depende da formalização por parte do presidente Lula.
A declaração ocorreu durante a cerimônia de celebração dos 60 anos do Banco Central, em Brasília.
“No mês de abril, é inviável. Nós temos as dificuldades. Todos os últimos anos foram maio e junho. Então, se houver essa decisão agora do presidente [Lula], nós estamos preparados para atendê-lo em relação a isso. De novo, acho que é o presidente que tem que anunciar essa antecipação. O próprio ministro do Trabalho, enfim, do próprio INSS, o ministro da Previdência. Eu deixo para eles esse anúncio, essa possível boa notícia”, afirmou a ministra.
Na última semana o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, havia mencionado que a equipe econômica planejava adiantar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas em 2025, seguindo o padrão dos anos recentes.