Imagem: Reprodução/Google
Feijões e outras leguminosas, como grão-de-bico, soja e lentilha, podem causar gases por conterem grandes quantidades de raffinate, estaquisis e artesanato, os poucos açúcares que não são digeridos pelo corpo, e também podem gerar inchaço, desconforto abdominal e cólicas.
Os poucos açúcares contidos no feijão são utilizados como alimento pela microflora intestinal, que promove a fermentação e a formação de gases intestinais. No entanto, algumas estratégias, como boa cozinha e imersão de feijão, ajudam a reduzir o conteúdo desses poucos açúcares de feijão, impedindo a formação de gases.
Além disso, algumas medidas, como massagem abdominal e consumo de chá, por exemplo, também podem ajudar a eliminar gases intestinais já formados. Confira algumas dicas para eliminar gases.
As principais dicas para o feijão não causar gases são:
1. Evite comer casca de feijão
Para comer feijão sem se preocupar com a formação de gases, deve-se evitar comer casca de cereal, já que esta parte tem um teor de oligossacarídeo maior do que a parte interna das leguminosas.
Para remover a casca de feijão, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Coloque os grãos em uma tigela com água fria, deixe os grãos descansarem por 5 a 10 minutos;
- com os grãos remanescentes na tigela, esfregue os grãos na água, com a palma das mãos, até que todas as conchas sejam removidas;
- encha a tigela com água e mexa bem os grãos até que as conchas flutuem na água;
- Remova gradualmente as conchas de feijão.
- No final deste processo, você deve trocar a água da panela e molhar os grãos antes de cozinhar.
2. Mergulhe os grãos por 12 horas
Para reduzir a quantidade de poucos açúcares contidos no feijão, e evitar a formação de gases intestinais, recomenda-se lavar bem os grãos em água corrente, deixando-os de molho entre 10 e 12 horas em água fria e temperatura ambiente. Após esse período, a água do molho deve ser descartada, e os grãos lavados completamente em água corrente.
3. Cozinhe bem os grãos
Cozinhar feijão em água por 30 minutos em uma panela de pressão, ou entre 60 e 90 minutos na tigela articular, ajuda a reduzir a quantidade de ravennes, bravura, verbascose dessas leguminosas, evitando a formação de gases, cólicas e desconforto abdominal.
4. Cozinhe feijões com ervas
Cozinhar feijões com folhas de louro, erva-doce, erva-doce ou cominho ajuda a aliviar os gases porque essas ervas contêm eugenol, metil chavicol e anitol, que são compostos biologicamente ativos que melhoram a digestão e aliviam as cólicas abdominais.
Conheça outros alimentos que também causam gases e aprenda a eliminá-los: