O cartão de crédito é, normalmente, o maior vilão na vida das pessoas. Atualmente, ele se faz responsável por boa parte do endividamento das famílias brasileiras, embora sirva para facilitar o dia de compras e gastos.
Ter um planejamento e saber direcionar corretamente os custos deve ser o principal fundamento para que as dívidas não tomem conta da casa. No entanto, às vezes, por conta do cartão de crédito, essa possibilidade acaba se esvaindo.
Vale lembrar que o recurso pode tanto servir para o bem quanto para o mal, já que o cartão mascara a falta de recursos e faz com que as dívidas se acumulem. Por isso, um educação financeira é fundamentaltrabalhando dentro do perfil de cada um e permitindo um maior controle financeiro e otimização do tempo.
Determinar o dia do pagamento da fatura do cartão de crédito para alguns dias após o recebimento do salário é o primeiro passo para montar uma estratégia eficaz. Desta forma, fica mais fácil eliminar o débito.
Deixar de pagar uma fatura não deve ser uma decisão pensada. Isso porque, a falta de pagamento de pagamento com as consequências graves, que o tempo de atraso do pagamento da instituição financeira
Além de o cartão ser bloqueado para novas compras, há também cobrança de juros altíssimos, multas e encargos, tendo em vista que as taxas do cartão estão entre as mais altas do mercado.
Como sair do “vermelho”
Para conseguir resolver a situação de endividamento, dicas você deve se atentar às abaixo:
- 1º Planeje e organize suas finanças, pois força de vontade e comprometimento são características essenciais para deixar como dívidas de lado.
- 2° Esteja ciente da situação financeira atual, contabilizando os débitos, mas os juros só dos credores. Assim, é possível calcular e estimar um prazo para pagar o valor em aberto.
- 3º Não acumule novos gastos e tenha em mente que os pagamentos devem ser feitos à vista, na medida do possível.
- 4° Reduza o número de cartões para que você gere os ativos sem perder o controle das finanças.
- 5° Caso não consiga controlar os gastos no cartão, reduz o limite de disponibilidade.
- 6° Se já estiver em atraso com a fatura, procure negociar o valor em aberto com a operadora do cartão o mais rápido possível.
Além dessas dicas, procure aprender sobre investimentos, pesquisando fatos do mercado para expandir as possibilidades de rendimentos. Outro ponto é planejar sua reserva financeira, pois incidentes e imprevistos todo o tempo e você pode precisar o valor.
Por fim, tenha controle emocional, haja vista que os gastos por impulsividade são grande parte do problema financeiro dos consumidores.
(Redação – Investimentos e Notícias)