Imagem: Reprodução/Google
Trabalhadores oficiais de todo o país podem perder a oportunidade de obter ganhos de mais de 3.000 reais. Esse valor se refere ao PIS/Pasep, que este ano tem três rodadas de resgates disponíveis para milhões de pessoas.
Os dois primeiros são o abono salarial do PIS/Pasep, benefício de até um salário mínimo pago anualmente. A terceira diz respeito às cotas do PIS/Pasep que os brasileiros ainda não solicitaram.
Quem tem direito ao abono do PIS/Pasep?
Atualmente, os dispositivos disponíveis estão disponíveis com o ano-base 2019 e o ano-base 2020. Isso significa que todos que jogam pelas regras, mas ainda não retiraram dinheiro, podem-lo agora. A seguir, os requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos no ano-base;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos ou não, no ano base;
- Terá recebido até dois contatos-ano-base, em média,;
- Esteja com os dados corretos na lista anual de informações sociais (Rais)/eSocial.
Cada rodada de equivalência ao mínimo equivalente e varia no número de meses de trabalho que é considerada. Cerca de 470 mil pessoas ainda não pagaram o abono salarial do ano base 2020, e outras 320 mil não protegeram o benefício básico para 2019.
Como se candidatar a um terno?
Os valores podem ser encontrados online, no aplicativo cartão de visita digital ou pelo telefone do Centro Aloe Trabalho, nº 158.
Para solicitar uma reedição do saldo, basta enviar um e-mail para o [email protected] (substituir “uf” pela abreviação do estado em que mora). Também é possível colocar uma aplicação em uma unidade regional do Ministério do Trabalho.
Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep
Além do abono, mais de 10 milhões de pessoas que trabalharam entre 1971 e 4 de outubro de 1988 podem sacar formalmente as cotas do PIS/PASEP, incluindo os funcionários públicos. O dinheiro vem de um fundo extinto, a existência da qual muitas pessoas não sabem.
O trabalhador que atender aos requisitos pode solicitar o saque dos valores por meio do aplicativo do FGTS ou em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Se o a morrer, o dinheiro estará disponível para seus herdeiros legítimos.
Saques de até 3.000 reais podem ser realizados usando o cartão cidadão, nos postos de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas. Para acima do máximo, você deve valores à agência do banco.