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Milhares de trabalhadores brasileiros continuam recebendo pagamentos PESP/PSE. No entanto, muitos já estão esperando um valor em dobro para ser pago pelo benefício que pode ocorrer em poucos meses.
No entanto, como o pagamento do abono salarial do ano-base de 2021 não se concretizou este ano, a expectativa dos trabalhadores é que o subsídio seja liberado no próximo ano, juntamente com os valores para o ano-base de 2022. O governo federal deverá pagar um multiplicador em 2023.
Trabalhadores podem fazer dois piqueniques no PIS/Pasep ainda este ano
Milhares de trabalhadores brasileiros continuam recebendo pagamentos PESP/PSE. No entanto, segundo informações oficiais, os benefícios do ano base para 2019 e 2020 foram esquecidos por quase um milhão de brasileiros. Confira quem ainda pode receber um reembolso!
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o número de pessoas informadas acima não mais saca os benefícios do PIS e PASEP nos dois últimos calendários de pagamento do benefício. Por essa razão, o Governo Federal emitiu um novo prazo para que os trabalhadores retirem os valores que ainda existem.
Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social indicam que o abono salarial para 2019 foi esquecido por um total de 320 mil pessoas, enquanto o abono salarial para 2020 não foi retirado por 561 mil trabalhadores. O prazo de reembolso vai até 29 de dezembro.
Especificamente, o índice de taxa de juros é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago através da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep tem como público alvo funcionários públicos, que são pagos pelo Banco do Brasil.
PIS/Pasep 2019
No caso de subsídio, o trabalhador deve estar nos seguintes requisitos:
- Primeiro, estar cadastrado no BIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Além disso, recebeu um salário médio mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base 2019;
- Por outro lado, a atividade remunerada há pelo menos 30 dias, consecutivas ou não, no ano-base de 2019, é condição para a obtenção do benefício.
- Por fim, você tem os dados atualizados na lista anual de informações sociais (RAIS)/eSocial.
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Além disso, existem outras opções, como:
- Através do centro de Allo Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por e-mail, em [email protected], substitua as letras “uf” pela abreviação do país em que reside;
- aplicando um cartão de visita digital (CTPS); ou
- Através do Gov.br do portal.
O aplicativo Cartão De Visita Digital (CTPS) permite consulta. É possível saber quanto será pago, qual data é permitida para saque em dinheiro e qual banco vai mediar o recebimento do direito.
No entanto, é importante notar que Gov.br consulta é permitida. Ver:
- Abra o aplicativo e digite seu número de segurança social na área de login;
- Após entrar, basta ir até o canto superior da tela, onde estão localizados os detalhes do PIS;
- No mesmo aplicativo há uma opção para fazer perguntas.
Vale ressaltar que uma conta será exigida em Gov.br, caso não faça isso, basta se cadastrar para informar o nome completo, data de nascimento, e-mail e número do CPF.
Uma consulta ao PIS também pode ser realizada pelo CPF através da central de atendimento, no número 158.
PIS/Pasep 2020
Quase meio milhão de trabalhadores não retiraram o abono salarial do PIS/PASEP, ano-base 2020. Os pagamentos começaram em 8 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer saques em dinheiro até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já receberam o benefício.
No início de abril, o governo confirmou que 561.073 mil trabalhadores ainda não haviam sacado recursos do programa, o que equivale a um total de R$ 523,2 milhões. O Ministério do Trabalho e Previdência Social emitiu os dados.
Do total de beneficiários, o total de 157.575 auxílios do PIS foi de 133,4 milhões de reais e 403.498 subsídios PASSEP, totalizando 389,8 milhões de reais.
O PIS é pago aos trabalhadores que possuem carteira assinada e são pagos pela Caixa Econômica Federal. O PASEP é destinado a funcionários públicos e possui pagamentos via Banco do Brasil.
Veja como saber se você tem direito, como verificar o valor e como fazer entregas.
Um trabalhador do setor privado pode consultar sobre o direito através do aplicativo da Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Por outro lado, o servidor público pode verificar as informações através de uma central de atendimento do BB (4004-0001, capitais e áreas urbanas, ou 0800 729 0001, interna).
No entanto, em ambos os casos, é possível realizar uma consulta pelo telefone 158 ou por cartão de visita digital. Veja passo a passo:
- Inicialmente, baixe o aplicativo de cartão de visita digital;
- acesso à plataforma utilizando CPF e senha para gov.br;
- Ao entrar na página inicial, clique em “Benefícios”;
- Portanto, selecione “Abono salarial” e verifique as informações disponíveis.