O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), confirmou que pretende protocolar o pedido de urgência para a votação do Projeto de Lei da Anistia já na próxima semana. A entrega do requerimento, no entanto, foi adiada devido à ausência do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que está em viagem diplomática ao Japão.
“Em respeito a Hugo Motta estar em viagem, semana que vem vamos já apresentar as assinaturas, a intenção de apresentar as assinaturas do projeto da anistia”, declarou Zucco em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 25.
Zucco cobra votação e defende libertação de presos
Zucco participou da sessão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga a possível transformação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete investigados em réus, sob acusação de “suposta tentativa de golpe de Estado”.
Na ocasião, o deputado reforçou sua posição contrária às acusações e cobrou celeridade na tramitação do projeto no Congresso.
“Apresentaremos a urgência para que o projeto seja votado em plenário”, afirmou. Em seguida, criticou os fundamentos do julgamento: “O que está sendo falado aqui hoje [na 1ª Turma], pelo lado técnico, mostra que não houve golpe algum. A gente precisa, neste momento, que tenhamos aqui a possibilidade de libertar essas pessoas que estão sendo presas injustamente.”