Identificada como Núbia Guimarães, uma mulher gerou comoção na porta do Hospital Sírio-Libanês. O motivo? Ela queria entregar uma carta para o presidente Lula (PT), que está internado para se recuperar de uma cirurgia na cabeça.
Ao portal Metrópoles, Núbia revelou que se formou em pedagogia pelo ProUni e que seu filho também está prestes a se graduar pelo mesmo programa, criado durante a primeira gestão do presidente Lula (2002-2006). Ela também declarou que conseguiu entregar a carta a uma pessoa da assessoria do presidente.
“Eu consegui me graduar na faculdade, fiz pedagogia, sou formada em pedagogia pelo ProUni. E meu filho está com 20 anos e, no ano que vem, ele vai se formar em biologia”, iniciou Núbia.
Em seguida, ela explicou como escreveu a carta: “Eu vim entregar essa carta ao meu presidente Lula, Luiz Inácio Lula da Silva. Eu saí do serviço, trabalhei a semana toda, eu vim no ônibus escrevendo… a minha letra está bem feia, Lula, mas eu acho que você vai entender as minhas letras. Eu vim escrevendo no ônibus, muito ansiosa, muito nervosa pra chegar aqui pra entregar essa carta para o senhor, presidente Lula.”
Ao término de sua fala, Núbia desejou plena recuperação ao presidente: “Saúde para o meu presidente! Muita força, muita saúde e sucesso. Você é vencedor, você é guerreiro igual a nós, e você vai vencer mais uma batalha. Você sempre vencerá.”
Lula deixa UTI e já caminha pelos corredores do hospital
Novo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na manhã desta sexta-feira (12) aponta uma melhora considerável do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está internado desde segunda-feira (9).
Lula foi submetido a uma cirurgia para drenar hemorragia no crânio, decorrente do acidente doméstico que sofreu em outubro, quando escorregou no banheiro enquanto cortava as unhas do pé e bateu a cabeça no chão.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o comunicado da unidade de saúde.
Lula despacha do hospital
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se recuperando bem da cirurgia e do procedimento aos quais foi submetido devido a uma hemorragia no crânio, causada por um acidente doméstico ocorrido em outubro, quando bateu a cabeça no chão enquanto cortava as unhas dos pés no banheiro.
Internado no Hospital Sírio Libanês desde segunda-feira (9), Lula está lúcido, se alimentando bem e apresentando melhora contínua. O presidente está acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e só pode receber visitas de familiares.
Apesar das recomendações médicas de repouso, Lula se mantém relativamente ativo e já despacha diretamente do hospital. Ele tem recebido informações de ministros através de Janja e, na quarta-feira (11), sancionou o projeto de lei que cria o mercado de carbono no Brasil. A sanção se deu com assinatura eletrônica feita através de um notebook.
Nesta quinta-feira (12), após passar por um procedimento para evitar novos sangramentos no crânio, Lula conversou por telefone com o vice-presidente Geraldo Alckmin e por videconferência com o ministro Rui Costa, da Casa Civil.
“Sei que está todo mundo querendo saber do presidente Lula. Recebi há pouco uma ligação dele, sempre muito focado e animado, pedindo atualizações do dia e de como está a pauta do Governo no Congresso. Depois de fazer o relato de todos os encaminhamentos, aproveitei para reforçar que estamos desejando uma ótima recuperação. Com fé em Deus, logo teremos nosso presidente em Brasília e ele também não vê a hora de voltar à rotina de trabalho”, escreveu Rui Costa em seus perfis nas redes sociais.
A expectativa dos médicos é que Lula receba alta na próxima segunda-feira (16) e, então, possa retornar a Brasília apto a trabalhar.