Bolsonaro anuncia leilão de joias pessoais para doação à Santa Casa de Juiz de Fora
Durante um evento em Recife no sábado (10), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro declarou que pretende leiloar um conjunto de suas joias pessoais. Ele afirmou que a quantia arrecadada será destinada à Santa Casa de Juiz de Fora, instituição que o atendeu após ele ser esfaqueado durante a campanha eleitoral de 2018.
Mesmo sem Bolsonaro especificar os detalhes das “joias”, sua declaração acontece durante investigações da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de entrada ilegal no Brasil das “joias” dadas como presente pela Arábia Saudita.
O anúncio aparece também após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retivesse um relógio Piaget, avaliado em R$ 80 mil, que recebeu durante seu mandato em 2005. O relógio, um presente do antigo presidente francês Jacques Chirac, foi incorporado à coleção pessoal de Lula, após a avaliação do ministro Antônio Anastasia que recomendou a negação de um pedido de investigação do caso.
A decisão de Bolsonaro de leiloar as joias demonstra uma postura de defesa e transparência, particularmente levando em conta o cenário das investigações em curso e as comparações inescapáveis com o caso de Lula e o “relógio Piaget”.
🇸🇦💎 Após decisão do TCU confirmar finalmente que jóias pertencem a Bolsonaro, ele as leiloará e doará o dinheiro para a Santa Casa de Juiz de Fora, que o socorreu da facada em 2018. pic.twitter.com/1GZKvi6Jd4
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 11, 2024