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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente outro pente fino para os benefícios. A nova rodada de revisões deve eliminar pagamentos irregulares. Os segurados devem ficar atentos aos registros para não correr o risco de suspensão dos benefícios por falta de atualização.
Aprenda a verificar.
Com um pente fino, o instituto espera evitar fraudes nos pagamentos de juros. O processo de revisão ocorre internamente. Se forem encontradas irregularidades, cancele as transferências imediatamente. A intenção é manter os valores dos recursos focados apenas naqueles que realmente precisam deles.
Pente fino do INSS
Segundo o órgão, o pente dos dentes finos deve durar seis meses. Apesar do anúncio, o INSS ainda não divulgou a data de início das revisões. A preocupação de muitos segurados está focada no risco de perder benefícios. É necessário manter os registros atualizados com informações reais para não correr esse risco.
Segundo a equipe, aqueles que passarem por essa análise serão notificados através dos canais oficiais do instituto. A prioridade será analisar os benefícios pagos aos segurados mais jovens e, só assim, serão avaliadas as transferências para pessoas idosas. O Instituto espera que a revisão dos direitos aumente a capacidade de perícia médica, bem como reduza as demandas que dependem desse processo.
Aqueles que recebem benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente e benefícios continuantes (BPCs) estarão na lista de verificação. No caso de alguém que está há mais de seis meses sem experiência médica é necessário prestar atenção aos prazos para não perder benefícios.
Aqueles que atrasaram os procedimentos devem solicitar que seu status seja regularizado o mais rápido possível. A diretriz é que os segurados sigam canais oficiais para obter mais informações, como o aplicativo Meu INS.
Por meio de meios de comunicação – como SMS, mensagem simples em habitação, correspondência e caixas eletrônicos – o segurado será notificado da perícia em questão.
Além de não correr risco de golpes, o INSS promove que não se comunique com as pessoas por meio de aplicativos de chamadas ou mensagens, como o WhatsApp. Em caso de dúvida o segurado deve entrar em contato com o Instituto através da central de atendimento pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.