Na última semana, a American Express notificou diversos clientes nos Estados Unidos sobre o vazamento de dados de cartões de crédito, incluindo nomes dos usuários, além dos números e datas de validade dos cartões.
De acordo com a empresa, a violação dos dados ocorreu após acesso não autorizado ao sistema de uma empresa que presta serviços para diversos comerciantes.
A American Express esclareceu ainda que os sistemas controlados pela empresa não foram comprometidos e que o comunicado foi enviado aos clientes como medida de precaução (veja aqui, em inglês, a notificação).
No mesmo comunicado, a empresa tranquilizou os clientes ao afirmar que está monitorando possíveis fraudes nos cartões afetados pelo vazamento e que os consumidores não serão responsabilizados por eventuais cobranças indevidas.
Ainda assim, a American Express orientou que os clientes monitorem com frequência seus extratos, especialmente nos próximos 12 a 24 meses, relatando qualquer suspeita de fraude.
Cartões emitidos no Brasil foram afetados?
Ao que tudo indica, a exposição de dados não foi um problema global, ficando limitado aos clientes dos Estados Unidos, especialmente no estado de Massachusetts, onde atua a prestadora de serviço citada pela Amex.
Ainda assim, entramos em contato com os bancos emissores dos cartões da bandeira American Express no Brasil (Santander e Bradesco) para saber se os cartões emitidos por aqui também podem ter sido exposto. Atualizaremos a publicação logo que tivermos respostas das empresas.
Agradecemos ao leitor Vitor Hakme pela sugestão da pauta.