Em entrevista ao UOL, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, comentou que a recente reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos pode ser favorável para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) no campo político, embora não necessariamente tenha impacto jurídico. “Político, sim. [Já o benefício] Jurídico, tenho dúvidas. Eu não acredito que o Supremo [Tribunal Federal] altere o procedimento jurídico”, afirmou Valdemar, acrescentando que uma “influência forte” poderia facilitar a aprovação de uma anistia para Bolsonaro no futuro.
Valdemar também expressou confiança na popularidade de Bolsonaro, dizendo que o ex-presidente teria condições de eleger até “um poste” caso venha a enfrentar prisão. “Eu não acredito que o Bolsonaro seja preso. Se for preso, ele elege um poste de dentro da cadeia. Eles não vão fazer isso com ele. Não há motivos para isso”, declarou, destacando a singularidade de Bolsonaro no cenário político.
Além disso, o líder do PL rejeitou a possibilidade de apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para as eleições de 2026, apesar de o nome do governador estar sendo cogitado como uma alternativa para a centro-direita no próximo pleito presidencial.