Nesta quinta-feira (5), o presidente Lula (PT) se encontrou com o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, e lhe concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, que é a maior honraria brasileira.
Durante o encontro, o petista fez questão de exaltar a história de vida do político uruguaio de 89 anos. Elogiando por sua amizade e companheirismo.
– Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro (…) A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe – declarou Lula emocionado.
Ao receber a honraria, Mujica agradeceu e disse que não é um homem de medalhas, mas um homem do povo.
– Eu agradeço, querido. Não sou um homem de prêmios e medalhas. Sou um homem do povo. Obrigado por termos nos encontrado nessa caminhada.
Os dois líderes da esquerda latino-americana se encontraram na Chácara Mujica-Topolansky, localizada na região metropolitana de Montevidéu. Lula está no Uruguai para participar da Cúpula do Mercosul, marcada para acontecer nesta sexta (6).
A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a maior honraria brasileira concedida a personalidades estrangeiras. A medalha já foi entregue a outras figuras notáveis, como Nelson Mandela, Dwight D. Eisenhower, Rainha Elizabeth II, e Neil Armstrong, entre outros.