Dados do Instituto Paraná Pesquisas apontam que o único prefeito do PSOL em uma capital brasileira tem altos índices de rejeição. Trata-se de Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, no Pará.
Ele venceu as eleições municipais em 2020, mas, de acordo com a pesquisa, sua gestão não agradou a população. A desaprovação do prefeito psolista chega a 75,5% dos eleitores, enquanto a aprovação é tímida: 21,3%. Outros 3,3% dos entrevistados não souberam avaliar.
Mesmo assim, o partido de esquerda vai tentar uma reeleição no pleito deste ano. Para isso, Edmilson Rodrigues poderá contar com o apoio do partido dos trabalhadores, legenda da qual o prefeito já foi filiado. O Paraná Pesquisa também divulgou a intenção de votos e, quem lidera em Belém, é o candidato do Partido Liberal, Éder Mauro, sendo escolhido por 26% da população. Rodrigues está quase na lanterna, sendo o favorito de apenas 11%.
Atrás de Éder estão Cássio Andrade (PSB) e José Priante, com 12,8% das intenções de voto; Edmilson Rodrigues, com 11%; Everaldo Eguchi (PL), com 9,3%; Thiago Araújo (Cidadania), com 9,3% e, por fim, Italo Abati (Novo), com 2,4% das intenções.