Frei Gilson, o religioso católico que virou pivô de batalha política entre a direita e a esquerda nas redes sociais, pode ser agraciado com a Medalha Tiradentes – a maior honraria do legislativo fluminense – e seu respectivo diploma. A iniciativa é do deputado estadual Thiago Gagliasso (PL), que protocolou este mês um Projeto de Resolução, naAssembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com essa finalidade.
Na justificativa do projeto, Gagliasso destacou a relevância social e religiosa de Frei Gilson, e sua atuação em defesa de valores conservadores e religiosos como fundamento para o reconhecimento. Apesar disso, o frei não está livre de controvérsias, dividindo opiniões e se tornando personagem frequente em debates sobre religião e política no Brasil.
Pertencente a Ordem dos Carmelitas, Frei Gilson não tem uma relação direta com o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas a sua pregação se aproxima – e muito – de pautas defendidas por ele. Em seus sermões, Frei Gilson fala em defesa da “família tradicional” e no repúdio ao comunismo e ao feminismo.
– O Frei Gilson com uma câmera, internet e oração faz mais barulho que todos esses endemoniados juntos agindo na covardia – escreveu o deputado em seu perfil na rede social X, uma semana antes de protocolar a homenagem.