O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está focado em acelerar a conclusão de obras de infraestrutura que estão atrasadas, como parte de sua estratégia para fortalecer sua imagem política em vista das eleições de 2026. Entre as principais obras que ele pretende finalizar estão o Rodoanel Norte e várias linhas de metrô, que são vistas como vitrine para sua administração e uma forma de consolidar seu apoio político, seja para uma reeleição ou uma candidatura à presidência.
Tarcísio acredita que a entrega dessas obras não apenas melhorará a infraestrutura do estado, mas também servirá como um trunfo em sua campanha política, demonstrando eficiência e compromisso com o desenvolvimento regional. A expectativa é que essas iniciativas ajudem a melhorar a percepção pública sobre seu governo e a garantir um legado positivo.
Tarcísio de Freitas está implementando diversos projetos de infraestrutura em São Paulo, com foco em mobilidade urbana e melhorias rodoviárias. Os principais projetos incluem:
Projetos de Infraestrutura
1. Extensões do Metrô
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás: Tarcísio solicita R$ 3 bilhões ao governo federal para a construção de duas novas estações em cada linha. A linha 4-Amarela terá uma extensão de 3,3 km, enquanto a linha 5-Lilás será ampliada em 4,3 km. As obras deverão começar no segundo semestre de 2024 e entrar em operação até 2028.
2. Trem Intercidades (TIC)
Este projeto visa conectar São Paulo a Campinas, sendo uma das prioridades de gestão. O TIC é parte de um esforço mais amplo para melhorar a mobilidade ferroviária na região.
3. Túnel Santos-Guarujá
Este túnel é outro projeto significativo que está sendo considerado para inclusão no novo PAC, mudanças para melhorar o acesso entre as cidades costeiras.
4. Recuperação e Construção de Rodovias
Em 2023, a gestão de Tarcísio concluiu mais de 2.740 obras, incluindo a recuperação de 6,4 mil km de rodovias, o que demonstra um compromisso com a melhoria da infraestrutura viária do estado.
5. Parcerias Público-Privadas (PPP)
O governo lançou uma carteira de investimentos de R$ 200 bilhões em infraestrutura, com 21 projetos do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), incluindo a desestatização da Sabesp e leilões de rodovias e ferrovias.
Esses projetos refletem um esforço abrangente para modernizar a infraestrutura paulista e facilitar o transporte, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.